sexta-feira, fevereiro 06, 2009

PAINEL

Castelo de cartas


Folha de S. Paulo - 06/02/2009
 

A pressão sobre Edmar Moreira (DEM-MG) deve mudar a estrutura da Câmara, com a separação da corregedoria da 2ª vice-presidência, cargos hoje acumulados pelo deputado. O projeto apresentado por Raul Jungmann (PPS-PE) conta com amplo apoio na Mesa Diretora e deve ser aprovado, mesmo que Moreira renuncie aos cargos. No novo modelo, o corregedor seria nomeado pelo presidente da Casa.
A ideia ganhou fôlego com o "castelogate", mas não é nova -ela havia entrado no pacote de negociação para que o DEM apoiasse a candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara. Agora, pode ser uma solução para que Moreira saia da corregedoria sem precisar abandonar a 2ª vice-presidência.

Off-line
Os administradores do site que apresenta o inusitado "Castelo Monalisa", da família do deputado, tiraram ontem a página do ar. 

Reabilitado
O ex-deputado federal Humberto Michiles (PR-AM), citado há dois anos pela Polícia Federal na Operação Navalha por supostas ligações com um lobista da empreiteira Gautama, foi nomeado ontem assessor especial do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. 

Psiu!
Do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), ironizando o Mude (Movimento Unidade, Democracia e Ética), criado pela ala de deputados tucanos contrária à reeleição de José Aníbal (SP) para a liderança. "A maioria dos deputados é mesmo do "Mudo"." 

Fórum tucano 1
Além do racha na Câmara, continua a troca de estocadas entre aliados de José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). 

Fórum tucano 2
Danilo de Castro, secretário de Aécio, rebate Aloysio Nunes, secretário de Serra, que minimizou visita do mineiro a Brasília. "Se o meu amigo e colega Aloysio Nunes continuar tão preocupado com a agenda do governador Aécio, não sobrará tempo para suas atribuições em São Paulo, que, calculo, não devem ser poucas." 

Fantasma
Em enquete no site do PC do B, ontem, sobre "saídas para o Brasil em 2010", a opção "terceiro mandato para Lula" tinha 57%.

Holofote
Ministros demonstraram irritação com o colega Carlos Minc (Meio Ambiente) pelas entrevistas que ele deu logo após a reunião de anteontem entre Lula e oito ministros para tratar do programa que prevê a troca de 10 milhões de geladeiras. Segundo eles, Lula havia pedido que os ministros não falassem sobre o assunto, pois o programa não estaria completamente fechado. 

Samba...
Se Lula cumprir a promessa que fez a Sérgio Cabral (PMDB-RJ), de comparecer ao primeiro dia do desfile das escolas de samba do Rio, será o primeiro presidente a voltar ao Sambódromo após o "episódio da calcinha", há 15 anos, envolvendo o peemedebista Itamar Franco e a modelo Lilian Ramos. 

...no pé
No desfile de 1994, a modelo desfilou pela Unidos da Viradouro, de Niterói, e acompanhou o restante da festa ao lado de Itamar vestindo apenas um blusão. Fotógrafos flagraram a cena do peemedebista ao lado da modelo, que não usava calcinha. 

Plano de voo 1
Último documento do Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB, mostra a nova linha de ataque dos tucanos para jogar a crise econômica no colo de Lula. O texto diz que "a crise encontrou o mercado de trabalho brasileiro em deterioração" e que, "por princípio, as empresas não gostam de demitir". 

Plano de voo 2
Continua o documento de diretrizes tucano, com gráficos e números: "O quadro de sub-remuneração indica que parte relevante dos empregos gerados pelo governo Lula é de má qualidade, sustentada no pagamento de baixos salários".

Tiroteio 

"Nessa toada, o PSDB vai acabar virando "Pedágio do Serra Distribuído pelo Brasil"." 
Do deputado PAULO TEIXEIRA (PT-SP), sobre o projeto de lei do governo de São Paulo que prevê a implantação do pedágio urbano entre as cidades das regiões metropolitanas do Estado. 

Contraponto

Cão e gato

O ex-senador José Jorge reservou parte de seu discurso de posse como ministro do Tribunal de Contas da União, na terça, para retribuir os elogios recebidos. De cara, citou José Sarney (PMDB-AP) e o governador José Roberto Arruda (DEM-DF). Na sequência, foi a vez do ministro Nelson Jobim (Defesa):
-Ele foi meu assessor na reforma do Judiciário!
Ao fazer o comentário, notou a presença do presidente do Supremo, Gilmar Mendes. Para evitar o "ciúme", acrescentou de imediato:
-Ele [Mendes] também foi meu assessor na reforma. Aliás, brigavam tanto que era eu quem tinha de apartar...

Nenhum comentário: