terça-feira, fevereiro 17, 2009

MÓNICA BÉRGAMO

Multidão


Folha de S. Paulo - 17/02/2009
 

A Comissão de Anistia está criando uma "turma especial" para julgar com exclusividade os processos de militares que se dizem perseguidos pela ditadura e que pedem indenização. Serão julgados 5.200 casos só neste ano -até o ano passado, foram apreciados 8.000. Além de indenização, os militares querem ser incorporados à reserva das Forças Armadas. Assim, os vencimentos que receberem podem se converter em pensão para filhas solteiras depois de sua morte.

MESMA MOEDA 
A Comissão marcou também para o dia 19 de junho o julgamento de 210 processos de moradores do Araguaia que viviam na região na época da repressão à guerrilha e que também querem indenização.

GLAUBER ANISTIADO
E a Comissão de Anistia vai analisar também em breve um processo de anistia do cineasta Glauber Rocha.

 
O caso dele, que estava passando despercebido, será julgado junto com o de outros "intelectuais e artistas" como os do educador Paulo Freire, do dramaturgo José Celso Martinez e da atriz Norma Bengell.

TOALHA 
O ex-embaixador do Brasil em Washington Rubens Barbosa comunicou à Secretaria da Cultura de São Paulo que desistiu de se candidatar à presidência da Bienal. Motivo: falta de apoio para conseguir recursos que o ajudassem a recuperar o prestígio do evento.

FALA, SALGADO!
O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) diz que pretende instalar "um tomógrafo" no Senado para saber "o que se passa na cabeça" do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) para acusar seu próprio partido, o PMDB, de só pensar "em corrupção". "Ele não é esse paladino da justiça e da moralidade, não! Fez, e faz, coisas em Pernambuco que fazem dom Helder Câmara dar cambalhota no caixão." Como Jarbas, que foi genérico, Salgado não aponta que "coisas" seriam essas. "Mas já estou recebendo uns documentos de Pernambuco", diz. Jarbas não foi encontrado até o fechamento da coluna para comentar.

EU DISSE?
E Jarbas se dividia ontem entre "a vaidade e o arrependimento", de acordo com um de seus amigos próximos, por ter acusado o partido de corrupto.

Nenhum comentário: