terça-feira, fevereiro 17, 2009

INFORME JB

Furnas e o bilionário curto-circuito


Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 17/02/2009
 

Algo de estranho acontece em Furnas. Pela terceira vez certa manobra política tenta uma brecha para derrubar diretores que comandam o Real Grandeza, o fundo de pensão da estatal e da Eletronuclear. Em jogo, nada menos que R$ 6 bilhões só em negócios. Ontem, 500 funcionários de Furnas pararam por algumas horas na sede em Botafogo, no Rio (foto). Chegou a notícia de que a direção de Furnas – comandada pelo PMDB, claro – está insatisfeita com Sérgio Wilson (presidente do fundo) e Ricardo Nogueira (diretor de investimentos), ambos funcionários de carreira e eleitos até para outubro de 2009. Para tirá-los dali, o conselho deliberativo – são dois de Furnas, um da Eletronuclear e três empregados eleitos pelos aposentados e ativos – deverá aceitar. Como os cartolas não têm votos suficientes, tenta-se algo no tapetão. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, não foi localizado para comentar.

Lulafolia

O presidente Lula confirmou ao governador Sérgio Cabral que estará domingo, no camarote dele, na Sapucaí. Vai levar dona Marisa e uma penca de filhos e parentes. Sonho de família.

E agora?

Lula só impôs uma condição: não quer jornalistas no camarote. Uma pena. Sérgio Cabral, pai, e o filho, governador, não poderão entrar. Ambos são jornalistas.

A volta

Cesar Maia anunciou ontem por e-mail que seu ex-blog volta dia 2 de março.

Boa tacada

No calhamaço entregue ao Comitê Olímpico Internacional, sobre os projetos da cidade para 2016, a equipe do Rio incluiu no dossiê um trunfo. Mostrou contratos assinados com 150 hotéis do Rio, Belo Horizonte e São Paulo para atender futura demanda para os Jogos, se for escolhida.

Lembrete

Vale a jogada. Em abril, a equipe do COI faz visita ao Rio. Vai vistoriar cada detalhe prometido.

Serra feliz

O governador e presidenciável José Serra (SP) tem reclamado de ilações e inverdades na imprensa sobre o fato de ele não querer prévias no PSDB para a escolha do candidato. Líder absoluto, Serra está tranquilo e feliz, e assegura que o partido nunca esteve tão unido.

Amigo é amigo

O senador Marco Maciel (DEM-PE), conterrâneo de Jarbas Vasconcelos (PMDB), entrou na briga em favor do amigo e colocou mais lenha na fogueira acesa contra o PMDB.

Fala, Perondi

O deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) ligou e avisou que defendeu, sim, a Comissão de Seguridade Social para o PMDB. Mas disse que houve "um acordo" e ele está feliz.

Todo-poderoso

Pela prerrogativa de ser a maior bancada na Câmara, o PMDB pode escolher três comissões na Casa. Já pediu a de Constituição e Justiça, e a de Minas e Energia.

Falta uma

A Executiva do PMDB escolhe hoje a última comissão. Será Educação ou Saúde.

Bem na fita

A tucanada mineira está toda prosa com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio de Lacerda (PSB). "Ele tem sido muito brilhante e competente na escolha da equipe", deleita-se o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG)

RH do Lacerda

Explica-se: o prefeito de BH primeiro enviou o perfil do secretário que gostaria de ter. Depois, eles passaram por uma prova escrita com 300 questões. E, então, uma entrevista pessoal com o alcaide linha-dura. Lacerda agora faz seleção para o segundo escalão.

Promovido

O economista brasileiro Otaviano Canuto foi nomeado ontem vice-presidente do Banco Mundial. Toma posse no dia 4 de maio.

Fogo no ninho

O PSDB não quer mesmo perder o governo do Rio Grande do Sul. A direção prepara carta de apoio à governadora Yeda Crusius, atacada por sindicatos. E o presidente Sérgio Guerra já reserva o voo para Porto Alegre.

Nenhum comentário: