sexta-feira, fevereiro 06, 2009

ILIMAR FRANCO

Caso Battisti

Panorama Político 
O Globo - 06/02/2009
 

Depois de enfrentar o Congresso, legislando sobre verticalização, fidelidade partidária e cláusula de barreira, o Supremo Tribunal Federal agora se prepara para um embate com o Poder Executivo. O presidente do tribunal, Gilmar Mendes, trabalha ativamente para mudar a interpretação da legislação que trata dos refugiados. Quer que o Supremo dê a palavra final, e não o Executivo. 

A fatura do PMDB para o PT 

Integrantes da direção do PMDB já começaram a tratar da formação de palanques com o PT nos estados. O partido quer apoio nos sete estados que governa: Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Amazonas. Os peemedebistas estão dispostos a apoiar os petistas nos estados sob seu comando, mas, para isso, querem a garantia de candidatura preferencial ao Senado. Embora os governistas tenham a maioria, estão receosos com a postura dos petistas. No Pará, por exemplo, estão estremecidas as relações do deputado Jader Barbalho e da governadora Ana Júlia. 

Eu só espero que eles não comecem a votar a favor do governo Lula" - José Aníbal, líder do PSDB (SP), sobre a dissidência formada por 19 deputados 

SITE CENSURADO. A disputa entre deputados do PSDB pela liderança da bancada chegou ao auge nesta semana com a criação de um movimento dissidente. Mas na página do PSDB na internet não há uma linha sobre a luta interna. Anteontem, ao encontrar Arlindo Chinaglia (PT-SP), o tucano Jutahy Junior (BA) não se conteve: "Abrimos uma dissidência. Aprendemos com o PT". Como diria o ex-ministro Rubens Ricupero: "O que é ruim..." 

Histeria 

O refúgio a Cesare Battisti faz aflorar o preconceito contra o Brasil. A reação do deputado Ettore Pirovano, da Liga Norte, é um exemplo: "Não me parece que o Brasil seja conhecido por seus juristas, mas sim por suas dançarinas". 

Novo partido 

Vem aí o Partido da Justiça Social, ligado à igreja evangélica Catedral da Bênção. Seu estatuto já foi registrado em cartório, e o deputado distrital Brunelli (DEM-DF) comanda a coleta de assinaturas. O registro no TSE será feito em abril. 

Arruda, do DEM, paparica Lula 

O fato ocorreu anteontem na posse da nova diretoria do Sebrae nacional, em Brasília. O auditório estava lotado de microempresários de todo país. O chefe de cerimônia anuncia o pronunciamento do governador José Roberto Arruda (DF). Para surpresa de todos, o democrata declina da palavra. Ao pé do ouvido do presidente Lula, que estava sentado ao seu lado, ele explica: "Não vou falar, o povo quer é lhe ouvir". 

Ausência de indícios 

O TCU deve rejeitar, quarta-feira, a denúncia de direcionamento de licitação que obrigou a Presidência da República a congelar a concorrência para a contratação de um instituto de pesquisa de opinião pública privada. Devido aos requisitos exigidos, todas as concorrentes foram desqualificadas, exceto a Meta Pesquisas de Opinião, que tem como clientes, entre outros, a Fundação Perseu Abramo, do PT. O contrato é de R$5 milhões por um período de 12 meses. 


VEREADORES de todo o Brasil se reunirão em Brasília, na semana que vem, para pressionar o Congresso a promulgar a emenda constitucional que aumenta o número de vagas nas câmaras municipais. 

BRIGA. Do deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), sobre o racha dos tucanos paulistas: "Eles que são paulistas que se entendam. A bancada de Minas está absolutamente coesa e feliz". 

HOJE, em Roma, haverá manifestação na embaixada do Brasil a favor do refúgio a Cesare Battisti.

Nenhum comentário: