sexta-feira, fevereiro 20, 2009

FERNANDA KRAKOVICS

Trote

Panorama Político 

O Globo - 20/02/2009
 

O presidente Lula vai vetar o projeto de lei que pune o trote estudantil violento, aprovado anteontem pela Câmara, caso ele seja ratificado pelo Senado. O governo considera a proposta inconstitucional porque interfere na autonomia universitária. Entre as punições previstas está o cancelamento da matrícula do aluno por um ano. A Câmara quis dar uma resposta a casos que tiveram repercussão nacional no início do ano letivo. 

Começar de novo 

Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), querem mudar o rito de tramitação das medidas provisórias, que obstruem a pauta de votações do Legislativo. Apesar de a Câmara ter começado a votar, no ano passado, uma emenda constitucional para mudar essas regras, eles pretendem começar do zero e tentar construir uma proposta consensual. Sarney defende que as MPs tratem apenas de assuntos relativos à defesa, ordem econômica e calamidade pública. Também quer devolver ao Executivo atribuições relativas à administração pública. "Já teve medida provisória até para comprar automóvel para vice-presidente", afirmou Sarney. 

O Serra tem que entender que há vida inteligente fora de São Paulo" - Arthur Virgílio, senador (AM), líder do PSDB, dando conselho ao presidenciável José Serra. 

BOLCHEVIQUE. A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) perguntou ao ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral) se ele concordaria em participar de um debate sobre a crise internacional com o PCdoB. "Claro, ainda mais agora que sou bolchevique", respondeu Dulci, que foi acusado pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel de ser um dos que querem manter o PT como um partido "de inspiração bolchevique". 

Agronegócio 

Indicado para a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o deputado Roberto Rocha (PSDB-MA) recebeu R$40 mil da Ceagro Agronegócios na campanha de 2006. O valor corresponde a 15% do total arrecadado.

Compensação 

A pedido da Confederação Nacional dos Municípios, o deputado João Dado (PDT-SP) apresentou emenda à MP que aumenta o salário mínimo. Quer um fundo de compensação de R$500 milhões, com recursos do Tesouro Nacional. 

Em pé de guerra 

O procurador-geral de Justiça do Rio, Cláudio Lopes, recorreu à Procuradoria Geral da República para tentar derrubar a lei aprovada pelos deputados estaduais do Rio que obriga os servidores de Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria a enviar suas declarações de bens e fontes de renda para a Alerj. Ele alega que a lei contraria o princípio de independência entre os poderes, previsto na Constituição. 

Filiação partidária pela internet 

Em consulta ao Tribunal Superior Eleitoral, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) está questionando a proibição de filiações partidárias pela internet. "Hoje você pode pagar Imposto de Renda pela internet, mas não pode se filiar a um partido político", disse ele. O deputado também aguarda resposta do tribunal sobre a aplicação da fidelidade no caso de criação de novo partido. Quer saber se os deputados levam para a nova legenda tempo de televisão e fundo partidário. 

PARA QUEM perguntava ontem ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sobre a separação de Marta Suplicy e Luís Favre, a resposta estava na ponta da língua: "Eu quero que ela seja feliz e esteja bem, para o bem dos meus filhos e netos". 

LENDA URBANA. Três rezadeiras foram vistas ontem jogando uma essência na entrada do TSE. Um segurança garante que elas aparecem toda vez que a cassação do governador Jackson Lago (MA) entra em pauta. O julgamento foi adiado mais uma vez 

LEMBRETE. A Comissão de Ética Pública alerta que as autoridades públicas não podem aceitar convites de empresas privadas para o carnaval.

Nenhum comentário: