quarta-feira, fevereiro 11, 2009

FERNANDA KRAKOVICS

Bandeira

Panorama Político -
O Globo - 11/02/2009
 

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), foi eleito em setembro presidente do conselho fiscal da Associação dos Congressistas do Brasil. Sua principal bandeira é o pagamento de 13º salário para ex-congressistas e de proventos integrais para suas viúvas. Em 1999, quando Temer era presidente da Câmara, a Mesa Diretora apresentou projeto de resolução com essa proposta. 

Hotel para parlamentares 

O projeto chegou a ser aprovado pela Câmara e pelo Senado, mas, devido a uma emenda, a votação não foi concluída. A ACB também está empenhada na construção da Casa dos Congressistas, um hotel com 150 apartamentos para os parlamentares de passagem por Brasília. A associação ocupa duas salas no 20º andar da Câmara, tem um jornal mensal com tiragem de 50 mil exemplares e desconta 1% do salário de deputados e senadores. Fazem parte 564 ex-deputados, 200 ex-senadores, 612 viúvas e 60 parlamentares com mandato. O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que até o início do mês era 1º secretário da Câmara, é secretário-geral da ACB desde setembro. 

Já devíamos estar ganhando esse trocado no Natal. Somos excluídos. E tem viúva passando fome" - Raymundo Urbano, vice-presidente da ACB, ex-deputado 

PANOS QUENTES. Fernando Henrique Cardoso entrou em campo ontem para apaziguar a bancada do PSDB da Câmara, rachada depois da reeleição do líder José Aníbal (SP). Em café-da-manhã com nove dos 19 dissidentes, pediu que canalizassem sua energia para fazer oposição ao governo. O assunto foi encerrado, mas o mal-estar continua. "Estou preocupado com o comportamento ético no partido. Meu líder, ele não é. Não existe acordo", disse o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP).

Assunto encerrado 

A AGU não vai abrir uma câmara de conciliação, pedida pelo Ministério da Defesa, para rever a concessão de terras da base de Alcântara para quilombolas. O governo avalia que há área suficiente para o projeto espacial brasileiro.

Ficha suja 

Indicado para a corregedoria da Câmara, o deputado ACM Neto (DEM-BA) deu parecer contrário, na Comissão de Constituição e Justiça, a projeto de lei para tornar inelegíveis os condenados em primeira instância pela Justiça. 

Petistas querem derrubar Ziulkoski 

Prefeitos petistas aproveitaram o encontro em Brasília para angariar apoios para tirar Paulo Ziulkoski da presidência da Confederação Nacional dos Municípios. Alegam que ele não é mais prefeito desde 2005. "Quero ver qual prefeito terá tempo disponível para percorrer o Brasil como eu faço", disse Ziulkoski, no cargo desde 2000. Em abril, deve ser escolhida a nova direção da entidade, que tem sido crítica ao governo Lula. 

CORAÇÃO DE MÃE. Os ministros José Múcio, Luiz Dulci e o general Jorge Félix terão um gabinete no CCBB, com estrutura mínima, para os dias de reunião com Lula, durante a reforma do Palácio do Planalto. 

LINDBERG Farias (PT) afirma que continua pré-candidato ao governo do Rio. "A eleição da Dilma não pode significar rendição do PT ao PMDB", disse ele. 

TRÉGUA. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), e a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) estão em Dubai organizando um evento de turismo que será realizado no estado em maio.

Nenhum comentário: