terça-feira, fevereiro 10, 2009

FERNANDA KRAKOVICS

Queda-de-braço

Panorama Político

O Globo - 10/02/2009
 

O PT está em campanha para emplacar o senador Osmar Dias (PDT-PR) na liderança do governo no Congresso. Tudo para tirar espaço do PMDB. O posto é ocupado por Roseana Sarney (PMDB-MA), que se licenciará por problemas de saúde. O PDT apoiou a candidatura de Tião Viana (PT-AC) para a presidência do Senado, e a nomeação seria uma recompensa. A indicação cabe ao presidente Lula.

Gabinete itinerante 

Ministros vão transferir seus gabinetes hoje e amanhã para o Encontro Nacional de Prefeitos, organizado pelo governo federal em Brasília. José Pimentel (Previdência) já reservou uma sala no Centro de Convenções. Na agenda estão audiências com prefeitos de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Maranhão, Roraima e Pará. Márcio Fortes (Cidades), José Temporão (Saúde), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Orlando Silva (Esporte) também estarão à disposição. Além deles, CEF, Banco do Brasil e BNDES terão salas de atendimento no local.

" Não estou procurando culpados " - Tião Viana, senador (PT-AC) , dizendo que não tem mágoa do presidente Lula por sua derrota para a presidência do Senado.

TRILHA PARA 2010. Autor do jingle da campanha à reeleição do presidente Lula, o cantor Lázaro do Piauí levará hoje para a festa de 29 anos do PT um disco só com músicas exaltando programas do governo, entre eles o Luz Para Todos, o Bolsa Família e o PAC. O nome é "Lázaro do Piauí canta o Brasil de Todos: Cidadania e Inclusão Social". Ele diz que ainda não fez um jingle para a presidenciável Dilma Rousseff. "Tem que tomar cuidado, senão é propaganda antecipada", disse ele.

Paixões 

Se no futebol o presidente Lula é corinthiano roxo, no carnaval do Rio sua escola é a Beija-Flor. O governador Sérgio Cabral o convidou para assistir ao desfile da Mangueira: "Que Mangueira nada, eu quero ver é a Beija-Flor", respondeu.

Jogo de cena 

Dirigentes nacionais do PT já avisaram a Lindberg Farias que o projeto do partido para o Rio é apoiar a reeleição do governador Sérgio Cabral. Dizem que Lindberg insiste publicamente na tentativa de se cacifar para disputar o Senado.

Mudança gera ciumeira entre ministros 

O presidente Lula deve aproveitar o carnaval para se mudar para o Centro Cultural Banco do Brasil, onde ficará durante a reforma do Palácio do Planalto. Irão com ele Dilma Rousseff (Casa Civil) e Franklin Martins (Comunicação). José Múcio (Relações Institucionais) ficará no anexo do Itamaraty, mais próximo do Congresso. Luiz Dulci (Secretaria Geral) deve ficar no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal. O general Jorge Félix (GSI) ficará no anexo do Planalto. 

Catalogando a esquerda 

O jornal espanhol "El País" publicou ontem entrevista com o ministro Mangabeira Unger, na qual ele diz que há três tipos de esquerda: "A vendida, que aceita o mercado e a globalização e quer simplesmente humanizá-los por meio de políticas sociais; a recalcitrante, que quer desacelerar o progresso do mercado e a globalização; e uma terceira, que me interessa, que quer reconstruir o mercado e reorientar a globalização com um conjunto de inovações institucionais".

ADRIENE SENA, mulher do ministro Nelson Jobim (Defesa), usou a embaixada da Itália para comemorar seu aniversário na quarta-feira. Na festa estavam ministros do STF e do STJ. 

A EX-MINISTRA Marta Suplicy está ligando pessoalmente para convidar petistas de São Paulo para jantar com Dilma Rousseff na sexta-feira. Objetivo: estreitar relações com a presidenciável. 

OS DEPUTADOS do PMDB Tadeu Filippelli (DF) e Mendes Ribeiro (RS) disputam a indicação para a presidência da CCJ. O primeiro deve levar.

Nenhum comentário: