sábado, janeiro 17, 2009

LAURO JARDIM

REVISTA VEJA

Panorama
Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br


• Televisão

Record bate Globo e compra Pan de 2015
Na quinta-feira passada, ocorreu mais um embate feroz entre a Globo e a Record na Cidade do México. A vencedora foi a emissora do bispo Edir Macedo. Por cerca de 20 milhões de reais, a Record comprou os direitos de transmissão para o Brasil e para o mundo dos Jogos Pan-Americanos de 2015, cuja cidade-sede ainda não foi definida. Adquiriu os direitos não só para a televisão, mas para todas as mídias. É a quarta vez consecutiva que a Record bate a Globo numa disputa olímpica: venceu também a briga para transmitir os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, o Pan de 2011 e a Olimpíada de Londres, em 2012.

 

Os quatro temas-chave de Aécio 2010

Lailson Santos
O conciliador Aécio: ele acha 
que a capacidade de atrair opostos pode ajudar


A estratégia de pré-campanha de Aécio Neves para 2010 não se resumirá a viagens por todos os estados brasileiros entre março e outubro. Aécio não quer debater soluções para o país de mãos vazias. Para isso, encomendou propostas a alguns economistas ligados à Casa das Garças (um centro de pensamento econômico sediado no Rio de Janeiro, fortemente ancorado na turma da PUC-RJ). Aécio quer escolher quatro temas-chave, botá-los debaixo do braço e rodar o país discutindo-os. Seria uma espécie de carta de intenções. Ele tem dito a interlo-cutores mais próximos que um apelo poderoso de sua imagem como político é a conciliação. Algo que não é próprio nem de José Serra nem de Dilma Rousseff. Seria o perfil político mais adequado a um momento de crise econômica.

 

• Eleições 2010

Marta e Dilma
Marta Suplicy tinha planos de ficar na muda neste semestre. Mudou de ideia. Resolveu oferecer em sua casa um jantar de apoio a Dilma Rousseff no dia 13 para tentar espantar os rumores de que não está contente com a escolha de Lula para 2010.

 

 

Beto Barata/AE
O consultor
Dirceu: temporada de dois meses de estudos em Nova York

• PT

Sala de aula
O ex-líder estudantil José Dirceu voltou a estudar. Desta vez, inglês. Desde o início de janeiro, Dirceu está em Nova York, matriculado em um curso intensivo para afiar o seu inglês. É colega de escola do ator Lázaro Ramos. A temporada nova-iorquina de Dirceu, que alugou um apartamento no Upper West Side, termina no fim de fevereiro.

 

• Câmara

Prêmio de consolação
Os aliados de José Sarney na disputa pela presidência do Senado começam a se articular para que o petista Tião Viana fique com o cargo de líder do governo no Congresso – em substituição a Roseana Sarney. Sai Sarney, entra Sarney...

Com a bênção de Lula
A propósito da eleição para a presidência do Senado e da conversa que José Sarney e Lula terão nos próximos dias sobre o assunto, o senador Cristovam Buarque observa: "Esse processo me dá vergonha. Sinto-me como no tempo dos militares, em que o presidente do Senado é escolhido pelo Palácio do Planalto. Que democracia é essa?".

 

• Cerveja

A número 1 de lá
Portugal é testemunha de uma "guerra" que o brasileiro já viu muitas vezes: a das cervejas. A Sagres acaba de destronar a Super Bock, tornando-se a número 1 no país, depois de vinte anos na vice-liderança. A artilharia da guerra de lá veio do publicitário Eduardo Fischer, que detém a conta da Sagres e participou de todas as guerras de cervejas no Brasil.

 

• Cinema

Nossa Hollywood
Depois de virar um filão dos cineastas brasileiros, com Cidade de Deus, Tropa de Elite, Ônibus 174 e tantos outros, a violência no Rio de Janeiro torna-se agora tema de um diretor estrangeiro. Jon Blair, vencedor do Oscar de melhor documentário em 1995, acaba de concluir um filme sobre o faroeste carioca. O documentário recebeu o nome provisório deDancing with the Devil in the City of God (Dançando com o Diabo na Cidade de Deus) e mostra a vida de dois dos dez traficantes mais procurados do Rio de Janeiro, que abrem sua casa, mostram sua família e os territórios que dominam.

 

• Turismo

Dólar bem-vindo

Oscar Cabral
De bolsos abertos
Os turistas estrangeiros quase triplicaram seus gastos em cinco anos

O Banco Central anuncia nos próximos dias que 2008 fechou com um ingresso recorde de dólares trazidos pelos turistas estrangeiros. Eles gastaram 5,7 bilhões de dólares por aqui – 26% a mais do que os 4,5 bilhões de dólares de 2007 e quase o triplo do registrado em 2003. O número de turistas, contudo, permanece inalterado: 5,2 milhões em 2008, na maior parte americanos.

Nenhum comentário: