sábado, janeiro 31, 2009

INFORME JB

Brasília e o dia depois de amanhã

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL 31/01/09

Seja qual for o resultado das urnas no Senado, o novo presidente da Casa terá como primeiro passo na segunda-feira, ou passos, atravessar a Praça dos Três Poderes em Brasília e ir encontrar-se com os chefes do Executivo e do Judiciário, respectivamente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal. A influência desses dois poderes no Congresso chegou a tal ponto que virou bandeira, tanto de Tião Viana (PT-AC) quanto de José Sarney (PMDB-AP), barrar excesso de medidas provisórias de Lula e a pauta legislativa do Supremo. "O Congresso está no chão", confidenciou um senador à coluna. É preciso recuperar a sua imagem. E os dois candidatos têm competência para isso, avaliou. Aos votos!

A volta... ...dos que não foram

A Controladoria-Geral da União tem destacado o número crescente de servidores federais demitidos a bem do serviço público, por práticas irregulares. Convenhamos, é um bom trabalho. Mas esquece de dizer que é grande a quantidade de reintegrações desses demitidos na Justiça.

Frequentemente, o Diário Oficial publica ordens judiciais determinando o retorno desses servidores. Na prática, eles passam meses ou anos afastados e, quando retornam, recebem por todo o período, mesmo sem trabalhar.

Por nada

Há suspeitas de que a má avaliação das comissões de inquérito estejam dando brechas para a virada de jogo na Justiça.

TV Brasil lá

Com audiência próxima de um traço, a TV Brasil resolveu concorrer na cobertura internacional. Mandou repórteres e cinegrafistas para o Fórum Econômico de Davos, na Suíça.

BBB União

A emissora vai mandar também uma equipe para acompanhar missões internacionais de ministros, como o caso de Miguel Jorge, do Desenvolvimento, em viagem pela Argélia e Líbia.

Quase lá

Tudo indica que José Anibal será reconduzido à liderança na Câmara. Se assim for, será outra vitória do grupo de Aécio Neves (MG) contra José Serra (SP).

Unger reloaded

Mangabeira Unger deve ir a Washington antes de Lula encontrar-se com Barack Obama.

Caixa dos prefeitos

O presidente Lula convocou a Caixa Econômica Federal para ser o banco oficial dias 10 e 11 no Encontro Nacional com Novos Prefeitos, em Brasília, organizado pelo governo.

Cidades & Fortes

O Ministério das Cidades, aliado principal da Caixa, entrará no encontro com o ministro Márcio Fortes. Lula quer ampliar parcerias entre o ministério e o banco com as prefeituras para o PAC.

O retorno

Em tempo de escolhas, outro nome volta às listas para tribunais superiores. É do secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Telles, que também foi rejeitado em disputa anterior para o Superior Tribunal Militar, por não ter 10 anos de exercício.

Holofote nele

O gaúcho Germano Rigotto ganha destaque no Conselho de Desenvolvimento e Econômico Social no Palácio do Planalto. O ex-governador está abrindo caminho para disputar o governo ou o Senado. E com uma madrinha de peso: Dilma Rousseff.

Golpe

A Gol deu um golpe em dois passageiros no Aeroporto JK ontem em Brasília. Fechou o check in para o voo Brasília–Rio, das 7h, três minutos antes do programado. A dupla, que já estava na fila, teve que remarcar o voo e pagar R$ 161 de diferença.

Centenário

No dia 7 de fevereiro os Correios lançam selo comemorativo do centenário do nascimento de dom Hélder Câmara, com desenho de Silvania Branco, que ganhou o concurso de ilustração.

Nenhum comentário: