sexta-feira, janeiro 30, 2009

ILIMAR FRANCO

Dilma na cabeça

Panorama Político 
O Globo - 30/01/2009
 

O presidente Lula está em lua-de-mel com Dilma Rousseff. Passou a noite de anteontem discorrendo sobre 2010 com os governadores Jaques Wagner e Marcelo Déda. E foi só elogios à ministra. Disse que vai apostar nela, que vai entrar de cabeça na campanha e quer o PMDB na chapa. Lula ressaltou que Dilma é leal ao projeto, ao PT e a ele; tem experiência política e competência técnica; além de encarnar uma novidade: ser mulher. 

O que andam dizendo no Senado 

O senador Tião Viana (PT-AC) é um pote de mágoas. Atribui suas dificuldades ao fato de ter sido abandonado pelo presidente Lula e a setores da imprensa que teriam fabricado uma preferência inexistente por José Sarney (PMDB-AP). Favorito à presidência do Senado, Sarney também está magoado, mas com Tião. O petista afirmou que Sarney tinha uma visão patrimonialista da política e tratava o Senado como seu quintal. Indignado, Sarney reage: "Estou surpreso, eu não conhecia essa face agressiva e grosseira do senador Tião Viana". Enquanto isso, sem espaço, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), andou propondo uma candidatura própria do PSDB à presidência do Senado. 

SEGURO MORREU DE VELHO
Novo líder do PMDB, o senador Renan Calheiros (AL) voltou com tudo. Apesar da promessa ao DEM, o PMDB não vai abrir mão da Comissão de Constituição e Justiça por considerá-la estratégica em processos de cassação. E colocará na presidência alguém da tropa de choque de Renan, como o senador Almeida Lima (SE). O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) receberá outra compensação. 

Futebol 

Na audiência com o presidente da Fifa, o presidente Lula disse: "Ricardo (Teixeira, da CBF), te cuida, fui convidado para ser comentarista esportivo depois de sair do governo". Joseph Blatter comentou: "Ricardo, que Deus te proteja".

Palanques 

Na reunião com governadores do Norte e Nordeste, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) recebeu vários convites para inaugurar obras do PAC nos estados. Inclusive dos tucanos Cássio Cunha Lima (PB) e Teotonio Vilela Filho (AL). 

As prévias viraram mania no PSDB 

Na disputa pelas vagas na Mesa Diretora do Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR) ficou inconformado com a preferência dada ao senador Marconi Perillo (PSDB-GO) para ocupar a 1ª vice-presidência. Propôs que a indicação do partido fosse definida em prévias entre os 13 senadores tucanos. Sua tese não foi aceita. Acontece que Perillo fechou com Sarney faz tempo e tem criticado a relutância do comando do PSDB em se definir. 

Mantega está engasgado 

O governo recuou nas restrições às importações contra a vontade do ministro Guido Mantega (Fazenda). Na noite de terça-feira, no aniversário do ministro Fernando Haddad (Educação), disse que o Brasil precisa reagir porque o saldo comercial do país está indo embora. E que era preciso preservar o mercado e os empregos aqui. Reclamou que a Argentina adotou medidas preventivas contra produtos brasileiros, enquanto nossas portas continuam escancaradas. 

HÁ SEIS anos na liderança do PSDB, o senador Arthur Virgílio (AM) resolveu descentralizar suas funções. Pretende se dedicar desde já a sua reeleição. 

O MINISTRO Carlos Lupi (Trabalho) diz que o desemprego não é problema em todos os setores. Diz que há vagas na construção civil e nos setores de serviços, como hotelaria e restaurantes. 

OS PETISTAS João Paulo Cunha (SP), Cândido Vacarezza (SP) e Marco Maia (RS) garantiram ontem ao PMDB que a dissidência no PT nas eleições para a presidência da Câmara será residual. A conferir.

Nenhum comentário: