terça-feira, janeiro 27, 2009

ILIMAR FRANCO

Quem dá mais?


O Globo - 27/01/2009
 

Está em curso um verdadeiro leilão pelos cargos da Mesa do Senado e pelas presidências das comissões. Para consolidar o apoio do PSDB e do DEM à candidatura José Sarney (PMDB-AP), o PMDB deve abrir mão das presidências das Comissões de Constituição e Justiça e Assuntos Econômicos. O ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) deve levar a Comissão de Relações Exteriores e a primeira vice-presidência está indo para o PSDB. 

Governo vai incluir obras novas no PAC 

Apesar dos problemas burocráticos, de licenciamento ambiental e as delongas jurídicas com o TCU e o Ministério Público, o PAC continua sendo o carro-chefe do segundo mandato do presidente Lula. No dia 4, a ministra Dilma Rousseff deve anunciar a inclusão de novos empreendimentos na área de geração de energia, 16 ações em petróleo e gás e a inclusão de novas obras rodoviárias, entre as quais a duplicação do contorno da BR-101 em Recife. Dilma tem dito que "vão quebrar a cara" os que dizem que o PAC parou. Ela diz que "esse discurso só vale no Congresso, pois não dá para fazê-lo nos locais onde as obras são feitas". 

Acho inverossímil que o Temer perca na Câmara e improvável que Sarney perca no Senado" - José Dirceu, sobre as eleições para as Mesas das duas Casas 

ELE TEM A FORÇA. A produtora GW, do jornalista Luiz Gonzales, que fez a campanha à reeleição do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é quem está fazendo o programa do DEM que vai ar, em rede nacional de televisão e rádio, na noite de quinta-feira. As atrações do programa serão o governador José Roberto Arruda (DF), Kassab e o ex-governador da Bahia Paulo Souto. A grande ausência será o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia. 

Direitos Humanos 

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos quer incluir o tema na grade curricular dos ensinos fundamental e médio. O conteúdo seria incluído de forma transversal, perpassando as demais matérias. O MEC analisa a questão. 

Um comício contra o neoliberalismo 

Para uma plateia de 8 mil pessoas, os presidentes Lula, Hugo Chávez, Evo Morales e Fernando Lugo farão um verdadeiro comício contra a globalização, na quinta-feira à noite, em Belém, no Fórum Social Mundial. A crise econômica vai embalar os discursos. O público que participa do fórum espera críticas eloquentes contra o neoliberalismo. Na última edição do fórum, com seu discurso radical, Chávez levou a melhor sobre Lula. 

Acerto de contas 

O documento final do 5º Fórum Mundial de Juízes, encerrado anteontem em Belém, apoia a tese defendida pelos ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) de que a Lei da Anistia não abrange o crime de tortura. A chamada Carta de Belém pede que o Ministério Público monte força-tarefa para responsabilizar criminalmente autores de crimes contra a humanidade praticados durante a ditadura militar. A polêmica divide o governo Lula.

Está definido 

O presidente Lula vai indicar a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, para a vaga que será aberta em junho com a aposentadoria de Marcos Vilaça no TCU. José Múcio será mantido no Ministério das Relações Institucionais. 

FREIO. O recuo da Força Sindical na negociação com a Fiesp para a redução da jornada de trabalho e de salários teve o dedo do ministro Carlos Lupi (Trabalho), que era contra o acordo. 

O SENADOR Eduardo Suplicy (PT-SP) pede hoje ao ministro do STF Cezar Peluso que autorize Cesare Battisti, preso na Papuda (DF), a dar entrevistas. 

A PRÉ-CANDIDATA do PT à presidência, Dilma Rousseff (Casa Civil), fará palestra no Fórum Social Mundial, na quinta-feira à tarde, em Belém, sobre "A participação da mulher na política".

Nenhum comentário: