quinta-feira, janeiro 22, 2009

ILIMAR FRANCO

Pré-sal

Panorama Político 
O Globo - 22/01/2009
 

A crise deve empurrar os investimentos da Petrobras no pré-sal para o Espírito Santo. Lá as reservas ficam a 70 km da costa, enquanto na Bacia de Santos, a 300 km. Além disso, no Espírito Santo a camada de sal é mais fina. Esses fatores diminuem o custo de extração do petróleo. Num momento de restrição do crédito, a empresa contará com a ajuda do BNDES. O anúncio do programa de investimentos da Petrobras deve ser feito em fevereiro. 

O xadrez da Câmara 

Além da candidatura de José Sarney (PMDB-AP) no Senado, problemas regionais também pesam contra o nome de Michel Temer (PMDB-SP) para a Câmara. O PT da Bahia não quer fortalecer ainda mais o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional); o PR está preocupado em perder espaço para o PMDB nas superintendências regionais do Dnit; e o PT de São Paulo está com um pé atrás, devido à aliança com José Serra. O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, também cobra que os petistas resistam à hegemonia do PMDB: "Se o PT aceitar calado o PMDB na presidência das duas Casas, vai ficar de joelhos". 

APELO. Os senadores do PDT tentaram condicionar o apoio a Michel Temer à retirada da candidatura de José Sarney (PMDB-AP). O coro foi engrossado pelo governador Jackson Lago (MA), que teme o aumento da influência de Sarney no TSE. O ministro Carlos Lupi (Trabalho) fez então um apelo. Disse que não poderia ser desautorizado pelo partido, tendo em vista que já havia anunciado o apoio a Temer. Os deputados João Dado (SP) e Wolney Queiroz (PE) foram contra a saída do Bloco de Esquerda. 

Raio X 

O Ibase fará uma pesquisa no Fórum Social Mundial para traçar um perfil dos participantes. Na edição de Porto Alegre, em 2005, 60% declararam-se de "esquerda", 58% afirmaram não confiar nos partidos e 70% tinham até 34 anos.

Sonegação? 

A Anatel abriu um processo administrativo, que corre em sigilo, contra a Serpro. Quer receber 1% para o Fust e 0,5% para o Funttel pelos serviços de comunicação prestados pela Infovia a 52 órgãos da administração pública em Brasília.

O PAC será redimensionado 

A crise, além de pendências ambientais e com o TCU, forçou a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) a reestruturar o PAC. Em sucessivas reuniões com o ministro 
Paulo Bernardo (Planejamento), ela está tirando dotação das obras mais lentas e colocando mais recursos naquelas que estão saindo do papel. Essas mudanças, ilustradas por filmagens da evolução das obras, serão apresentadas pela ministra mês que vem. 

PT faz cobrança a José Múcio 

Seis partidos assinaram o registro da candidatura do senador Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado. Entre eles não estava o PTB, que tem sete senadores. Por isso, Ideli Salvatti (PT-SC) foi ontem ao ministro José Múcio (Relações Institucionais) cobrar o apoio dos trabalhistas. O principal argumento é o de que o presidente Lula defende o equilíbrio entre PMDB e PT na Câmara e no Senado. "O ideal é que o partido do ministro dê apoio a Tião", diz Ideli. 

O GOVERNO quer injetar mais R$10 bilhões na economia com o pacote para a construção civil. Pretende construir 200 mil casas populares a mais do que em 2008, quando foram 260 mil. 

FÉ. Em reunião ontem com o presidente do PT, Ricardo Berzoini, e com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), Tião Viana (PT-AC) disse que tem 34 votos garantidos para a presidência do Senado. 

O PRESIDENTE Lula fala sobre a sucessão no Senado para seus ministros: "Não vou interferir, tenho dois companheiros disputando a presidência"

Nenhum comentário: