quinta-feira, janeiro 15, 2009

ILIMAR FRANCO

Alckmin vai à luta


O Globo - 15/01/2009
 

O ex-governador Geraldo Alckmin não aceita ficar à margem da sucessão estadual. Ele vai disputar a indicação para concorrer pelo PSDB ao governo paulista. E já está percorrendo o interior do estado em busca de apoio. Alckmin vai enfrentar o candidato serrista, Aloysio Nunes Ferreira. Quer prévias. A disputa de José Serra com Aécio Neves não será a única no ninho dos tucanos. 

Carla Bruni e Fred Vargas comemoram 

A primeira-dama francesa, Carla Bruni, e a escritora Fred Vargas comemoraram juntas a decisão do ministro Tarso Genro de conceder refúgio político a Cesare Battisti, cuja extradição era pedida pela Itália. Quando esteve no Brasil, no fim do ano, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, teria dito ao presidente Lula que o premiê italiano, Silvio Berlusconi, não queria mais Battisti na Itália, porque causaria muita turbulência política. A extradição do ex-militante de esquerda foi uma bandeira de campanha de Berlusconi. No ano passado, Sarkozy negou a extradição da italiana Marina Petrella, ex-integrante das Brigadas Vermelhas. 

Na eleição para a presidência do Senado trabalho para o presidente Lula. Sou Tião Viana em on e em off" - José Múcio, ministro das Relações Institucionais 

JUVENTUDE. O bispo dom Mauro Morelli esteve com o ministro Nelson Jobim (Defesa). Foi pedir apoio do Exército para um programa de criação de peixes, que terá verbas públicas e privadas, para ocupar jovens de 15 a 24 anos. O general Elito Siqueira, que comandou as forças de paz no Haiti, recebeu a missão de articular a participação dos militares, que desempenharão tarefas nas áreas de organização e disciplina. 

Barulho 

Está programado para o Fórum Social Mundial um debate sobre a atuação da Vale no Pará. O objetivo anunciado é exigir indenização pelos supostos danos socioambientais e reformular a partilha dos lucros da empresa privada.

Mais adidos 

O governo decidiu criar dois cargos de adido militar no exterior. Um deles será nomeado para a Índia e o outro para atuar junto ao Estado Maior Conjunto das Forças Armadas americanas. O Brasil já tem três adidos militares nos EUA. 

Nova rodada Brasil-Paraguai 

O impasse sobre a energia da Usina de Itaipu está longe de uma solução. Representantes do Paraguai vem ao Brasil dia 26 para apresentar uma nova proposta. No encontro anterior, os paraguaios disseram que o financiamento da construção de um linhão para levar energia para o interior do Paraguai não é prioridade. "Se não é prioridade dos senhores, muito menos é nossa", respondeu o ministro Edison Lobão (Minas e Energia). 

Quando a sagacidade vira lenda 

Queixa do senador José Sarney (PMDB-AP), ontem à noite, depois de ter adiado mais uma vez encontro com o presidente Lula para tratar da sucessão na presidência do Senado: "Até a minha gripe o pessoal coloca em dúvida". Sarney não é o único que está evitando falar com Lula. A cúpula do PMDB também adiou uma reunião para a semana que vem. O partido quer evitar um "apelo" do presidente, prefere que o caso continue na base do "seria bom" um partido em cada Casa. 

O DESTINO do líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), está nas mãos do presidente Lula. Roseana Sarney (PMDB-MA) está entregando a função de líder do governo no Congresso. 

PLACAR. Pelas contas do PMDB, se a eleição fosse hoje, o senador José Sarney (PMDB-AP) teria 58 votos para a presidência do Senado, em um total de 81. 

O GRUPO do ex-prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, e do deputado Chico D"Angelo anuncia hoje seu ingresso na tendência centrista Movimento PT. Eles romperam com a Mensagem, do ministro Tarso Genro.

Nenhum comentário: