quarta-feira, janeiro 14, 2009

ILIMAR FRANCO

CPI do Votorantim

Panorama Político -
O Globo - 14/01/2009
 

A oposição vai começar a colher assinaturas para a criação de uma CPI para investigar a compra de ações do Banco Votorantim pelo Banco do Brasil. O negócio é de R$4,9 bilhões, e o controle do Votorantim se manteve nas mãos do grupo Ermírio de Moraes. Para a oposição, o governo usa dinheiro público para socorrer um banco privado, cujos controladores tiveram prejuízos de R$2,2 bilhões em operações com derivativos.

"Uma história mal contada" 

A oposição quer ouvir os presidentes do BB, Antonio Lima Neto, do Votorantim, José Ermírio de Moraes Neto, do BC, Henrique Meirelles, e da CVM, Maria Helena Santana. O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), e o líder do PPS, Fernando Coruja (SC), articulam a investigação. Petistas também querem transparência. O ex-ministro José Dirceu, em blog de sexta-feira, diz: "A compra não parece aceitável nem republicana porque trata-se de uma história mal contada. Por que nenhum banco privado se interessou pelo Votorantim? Os contribuintes têm o direito de saber o que aconteceu no Votorantim e em operações de derivativos". 

Nossa posição é não contaminar a Câmara com o Senado, mas é impossível desconectar completamente" - Ideli Salvatti, senadora (PT-SC)

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE. O Iphan enviará para a Unesco, em março, um pedido de concessão do título de Patrimônio Mundial da Humanidade para uma série de bens no país. Na lista constará o Palácio Gustavo Capanema, no Rio, um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna no Brasil. Quando um item é reconhecido, a Unesco passa a apoiar ações de proteção com recursos do Fundo do Patrimônio Mundial.

Cuba 

No Fórum Social Mundial será instalada a tenda "Cuba 50 anos". Além de debates, promoverá almoços com comidas típicas para angariar recursos para a ilha, além de uma "noite latina". E haverá marcha contra o bloqueio dos EUA.

A defesa do cabide 

A oposição bate no governo Lula por causa do loteamento político de cargos. Mas, no caso dos adidos agrícolas no exterior, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) critica o fato de a função ser privativa de técnicos do Ministério da Agricultura.

Chinaglia: caiu a ficha 

Desgastado, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), tentou buscar ontem uma saída técnica para justificar seu recuo na transferência do plano de saúde dos servidores para o sindicato da categoria, o Sindilegis. No sábado, ele disse a um deputado que teria sido mal assessorado. Ontem, ele foi alertado de que a Mesa Diretora seria desmoralizada, pois a assembleia dos funcionários rejeitaria a proposta. 

Carta de Ciro Nogueira 

Candidato a presidente da Câmara, o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) enviará uma carta aos colegas esta semana. Dirá que a Casa está perdendo espaço para os outros poderes; que seu presidente não pode servir a um partido político, em uma referência ao presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), seu adversário; e que sempre esteve próximo dos deputados, enquanto alguns teriam se aproximado apenas por causa da eleição, em outra alusão ao peemedebista.

EM REUNIÃO ontem com reitores, o ministro Fernando Haddad (Educação) confirmou que ameaçou pedir demissão por causa do corte em seu orçamento. "Pedi mesmo", disse ele. 

O PRESIDENTE do PMDB, Michel Temer (SP), recebeu ontem o apoio de 30 deputados do Rio à sua candidatura à presidência da Câmara. 

O SENADOR José Sarney (PMDB-AP) ainda não conversou com o presidente Lula porque estava abatido por uma forte gripe. A conversa será hoje.

Nenhum comentário: