terça-feira, janeiro 27, 2009

COLUNA PAINEL

Para inglês ver


Folha de S. Paulo - 27/01/2009
 

O governo editará um decreto até sexta-feira estabelecendo cortes no Orçamento-2009, mas faz questão de avisar à sua base no Congresso que, por enquanto, se trata de uma mera formalidade -a lei exige que o chamado "contingenciamento" ocorra até o fim do mês. O detalhamento de onde a tesoura vai agir de verdade sairá apenas depois das eleições para a presidência da Câmara e do Senado, no dia 2.
A redução dos gastos -que deve superar R$ 20 bilhões- recairá principalmente sobre investimentos incluídos no 
Orçamento por congressistas. Aliados do deputado Michel Temer (PMDB-SP) respiram aliviados, já que um corte gigantesco agora seria um convite à traição ao candidato do governo.

No aguardo
O argumento do Ministério do Planejamento para o adiamento do real "contingenciamento" é que o impacto da crise nas contas públicas ainda não está claro. 

Não fecha
Um líder partidário que teve acesso aos mapas de votação dos candidatos a presidente da Câmara somou todos os apoios prometidos a eles e chegou a quase 1.200 deputados -mais do que o dobro do universo de votantes, que é 513. 

Em todas
De um deputado federal: "No mesmo dia tomei café com um candidato, almocei com outro e jantei com um terceiro. Agora apareço como apoiador dos três". 

Bifinho
No vale-tudo para conseguir espaço na Mesa, o deputado Régis de Oliveira (SP), do nanico PSC, enviou ontem convite aos colegas para um churrasco numa mansão em Brasília, na sexta, em busca de apoio para levar a segunda-vice-presidência ou a Corregedoria da Casa. 

Eu, não
Apontado por colegas como uma possível defecção no apoio a Michel Temer, o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) diz que é um "homem de partido" e, por isso, votará no peemedebista. 

Varejão
O PSDB ouve hoje o tamanho da oferta de Tião Viana (PT-AC) antes de encaminhar voto pró-José Sarney (PMDB-AP) no Senado. "É a etapa da inteligência política. O voto deve ser tratado com cuidado", diz Viana. 

Zen
O acupunturista Jou Eel Jia estava ontem na solenidade de posse de seu cliente Geraldo Alckmin. A relação entre os dois ganhou destaque em 2006 diante da notícia de que a gestão Alckmin em São Paulo deu patrocínio a uma revista editada por Jia.

Seguro-desemprego
Ex-secretário da Receita Federal demitido pelo ministro Guido Mantega (Fazenda), Jorge Rachid deve receber um belo prêmio de consolação. Foi oferecido a ele o cargo de adido tributário da embaixada do Brasil nos EUA. 

Classificados
Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Itamaraty, aposenta-se obrigatoriamente em outubro, aos 70 anos, mas as especulações sobre seu sucessor no estratégico posto, o segundo da instituição, já começaram. Entre os cotados estão os atuais embaixadores na Argentina, Mauro Vieira, e nos EUA, Antônio Patriota. 

Jeitinho
Guimarães, mesmo aposentado, deve ser contemplado com uma embaixada. Há ainda ala do Itamaraty que defende mudança nas regras para permitir que diplomatas aposentados exerçam a secretaria geral, o que poderia mantê-lo no cargo. 

Vermelho
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), promoverá uma partida de futebol beneficente, no sábado, com um time organizado pelo piloto de F-1 Felipe Massa. O prefeito é próximo da família do piloto, cujos amigos trabalharam no ano passado em sua campanha. 

Pop
Marinho, aliás, fará hoje jantar para o elenco do filme "Lula, o Filho do Brasil", que começa a ser rodado no ABC. 

Tiroteio

"É um erro o PMDB buscar a presidência do Senado depois de tantas negativas do senador José Sarney. Gera um estresse desnecessário para o governo Lula." 
Do ministro peemedebista 
GEDDEL VIEIRA LIMA , da Integração Nacional, sobre a sucessão das Mesas Diretoras do Congresso.

Contraponto

Tucanês

Em recente conversa por telefone, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) consultava o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) sobre a orientação da bancada do PSDB na eleição à presidência do Senado. Na ocasião, já era fato que José Sarney (PMDB-AP) entrara na disputa contra Tião Viana (PT-AC).
-Fique tranquilo, todos os senadores do PSDB paulista votarão no Tião -, respondeu o ex-presidente, segundo relato de Cristovam.
A conversa depois enveredou para outros temas e os dois se despediram cordialmente.
O problema é que não há senador tucano por São Paulo.

Nenhum comentário: