quinta-feira, janeiro 22, 2009

COLUNA PAINEL

Contramão


Folha de S. Paulo - 22/01/2009
 

Chega hoje ao TCU (Tribunal de Contas da União) ofício do Ministério da Fazenda que desaconselha claramente o governo a elevar de cinco para 12 as atuais parcelas do seguro-desemprego. Na linha oposta do que é discutido entre o Palácio do Planato e as centrais sindicais, a Fazenda defende redução dos gastos com o seguro, já que o fundo que o sustenta deve apresentar déficit nos próximos anos, mesmo se mantidas as atuais parcelas.
O ofício, assinado pelo secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e corroborado pela Fazenda, integra resposta do governo à determinação do TCU que cobrava adoção de medidas contra o rombo no fundo. "Ratifica-se a tendência deficitária do FAT e a necessidade de reversão desse cenário", diz a Fazenda.

É meu
A área econômica também diz "não" à solicitação do Ministério do Trabalho e do Codefat (conselho do FAT) para que os recursos do fundo fiquem livre da DRU, que corta 20% das receitas para compor o ajuste fiscal do governo. "Esse fato pode estimular a tomada de decisões que agravem este desequilíbrio [financeiro], uma vez que o FAT passaria a contar temporariamente com recursos adicionais", diz o ofício. 

Tesoura
Para equilibrar o FAT, a Fazenda apoia restringir o Abono Salarial -espécie de 14º dos trabalhadores de baixa renda- aos que ganham até um salário mínimo mensal. Hoje têm direito os que recebem até dois mínimos. 

Prato feito
A atual direção nacional do PT trabalha para deixar seus cargos apenas em março de 2010, no 4º congresso da legenda, quase quatro meses após a eleição para a nova cúpula. Quer sair apenas quando a candidatura de Dilma Rousseff (Casa Civil) estiver sacramentada e o programa de governo, esboçado. 

Estrela
O PT fará um ato político na Câmara dos Deputados em 10 de fevereiro, dia de seu aniversário de 29 anos. Para o evento estão sendo convidados ministros, governadores e o presidente Lula. Deverá ser mais uma chance para Dilma brilhar. 

Emprego
A Presidência diz que Lula recorreu a outro banco de dados ao falar em mais de 10 milhões de empregos criados desde 2003, apesar de o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) registrar 7,7 milhões de vagas. Trata-se da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que inclui na conta empregos temporários, avulsos e do setor público.

Segundo round
Enquanto recebia a visita do presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), em BH, Aécio Neves fez questão de avisar que trabalhará pela eleição de José Sarney (PMDB-AP) à presidência do Senado. Motivo: além da amizade com o peemedebista, o mineiro avalia que José Serra (PSDB) trabalha na linha contrária. 

Placar
Na bancada tucana, o foco real de resistência à candidatura de Sarney é Tasso Jereissati (CE). O restante deve aderir ao discurso do líder, Arthur Virgílio (AM), de que é difícil apoiar Tião Viana (PT-AC) em detrimento de um nome mais "neutro". 

Apelo
Em reunião ontem na casa de Michel Temer (PMDB-SP), os apoiadores do candidato à presidência da Câmara saíram com um novo mote para enquadrar deputados dispostos a trai-lo: não se pode deixar Renan Calheiros (PMDB-AL) novamente com o comando das duas Casas do Congresso, o que aconteceria com a vitória de Sarney no Senado e de seu amigo Aldo Rebelo (PC do B-SP) na Câmara. 

Rebeldia
Apesar da blitz, petistas começam a atacar abertamente o apoio a Temer diante do fato de que o PMDB não apoiará o PT no Senado. "O jogo está zerado. O PT precisa discutir outras opções, inclusive a de lançar candidato próprio", diz o deputado Nilson Mourão (AC). 

Luxo
O "programa de governo" de Temer, que começa a ser distribuído, inclui ampliar o já caríssimo serviço de atendimento médico a deputados e servidores. Já a construção do anexo para ampliar gabinetes seria feita "se possível".


Tiroteio


"Para o PT, que já foi o partido da boquinha, deve ser mesmo difícil compreender a grandeza da participação de Alckmin no governo Serra."

Do deputado estadual PEDRO TOBIAS (PSDB-SP), em resposta às críticas do colega Enio Tatto (PT-SP), para quem o ex-governador Geraldo Alckmin "se contenta com a condição de sub" ao aceitar ser secretário estadual de Desenvolvimento.

Contraponto

Foto instantânea

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) foi anteontem à Embaixada dos EUA para renovar seu visto. Convidado pelo embaixador Clifford Sobel para ir até sua sala, Heráclito notou o retrato oficial de Barack Obama já na parede, momentos após a posse em Washington.
-Mas que rapidez! Que eficiência!
Sobel ficou intrigado, ao que o senador explicou:
-É que aqui no Brasil teve presidente que caiu antes mesmo de posar para a foto oficial...

Nenhum comentário: