quinta-feira, janeiro 15, 2009

COLUNA PAINEL

Imunidade trincada


Folha de S. Paulo - 15/01/2009
 

Protegido dos efeitos da crise, segundo as palavras do presidente Lula, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) sofre baixas. Por decisão de Dilma Rousseff (Casa Civil), serão adiados os leilões de concessão à iniciativa privada de dois trechos das ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste, um dos destaques do programa. Previstas até então para este semestre, as concessões só devem sair no final do ano ou em 2010.
O presidente da Valec -órgão que tem a função de construir e explorar as ferrovias- confirma: "Devido à crise, a ministra Dilma tomou essa decisão. Estava toda a parte técnica pronta, mas havia o receio de que o leilão fracassasse. O bom senso manda aguardar mais", diz José Francisco das Neves.

Crédito.
 O principal motivo da decisão foi a avaliação de que as empresas interessadas teriam dificuldade em conseguir crédito nesse momento. O governo diz que as obras continuam sendo feitas, mas novos congelamentos de concessões de ferrovias e rodovias estão em estudo. 

Para depois
Os trechos ferroviários cujos leilões vão ser adiados são Anápolis (GO)-Estrela d"Oeste (SP), da Norte-Sul, e Ilhéus-Barreiras (BA), da Oeste-Leste. 

Churrasco
Em visita ao colega Aécio Neves (PSDB-MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) convidou ontem o governador mineiro a incluir João Pessoa na caravana programada pelo país. Cunha Lima defendeu as prévias no PSDB. "O que não pode é repetir erros do passado. Se for para decidir o candidato em um restaurante, que seja numa grande churrascaria." 

Gelada
Um grupo de dez deputados federais embarca hoje para a Antártida, a convite da Marinha. A expedição ganhou o apelido de "Entrando numa fria, parte 2". No ano passado o mau tempo reteve por quatro dias um grupo de congressistas no continente. 

Shopping
A Base Naval de Aratu, na Bahia, onde Lula costuma passar férias, vai receber um banho de loja. Ao custo de R$ 29 mil, estão sendo comprados fabricadores de gelo, lâmpadas contra insetos, cafeteiras, sanduicheiras e aparelhos para amaciar carne.

Barrados
Os congressistas brasileiros que pretendiam ir à posse de Barack Obama chegaram a recorrer ao embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel. Apesar disso, não foi concedido assento na solenidade. "Ele disse que cada país será representado pelo respectivo embaixador em Washington", afirmou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). 

Amigos
Entrou em vigor nessa semana acordo bilateral entre o Brasil e a Liga Árabe, que representa 21 países, incluindo delegação da Palestina. A partir de agora, a liga poderá operar livremente e ter sede no Brasil. 

Um e outro
A comissão do Congresso composta por oito deputados e um senador que acompanha a crise em Gaza enviou carta à embaixada israelense criticando a invasão no território. Já a carta destinada à representação Palestina presta solidariedade e não diz uma palavra sobre o terrorismo do Hamas.

Telefone mudo
Após oito dias da divulgação de que o celular da secretária do líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), foi alvo de escuta ilegal, a Anatel ainda não se manifestou sobre o caso. Na próxima segunda, o tucano e o presidente da CPI dos Grampos, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), devem ir à agência. 

Isca
Uma das ideias mais mirabolantes em discussão na campanha de Aldo Rebelo (PC do B) à presidência da Câmara é implantar mutirão de votação de quinta a domingo, a cada bimestre. Seriam sessões reservadas a projetos de deputados que estivessem presentes na ocasião, já que a pauta normal é dominada por propostas do governo. 

Tiroteio


"O governo preferiu colocar-se ao lado de um fugitivo em vez de apoiar o pleito de um país com o qual tem relação. E isso sem consultar a Justiça brasileira, o que é muito preocupante." 

Do senador 
NEUTO DE CONTO (PMDB-SC), que tem cidadania italiana, sobre a recusa do Brasil em extraditar o italiano Cesare Battisti.

Contraponto

Na moda

Em conversa anteontem com uma jornalista, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), cujo nome figura na lista de especulações para 2010, explicava que voltará ao trabalho somente na semana que vem.
-Não é porque estou de férias. É que estou me recuperando de uma cirurgia no rosto!
A repórter, então, provocou:
-Não me diga que o senhor fez plástica como a Dilma, para virar vice-presidente na chapa dela...
De pronto, o ministro tratou de desmentir:
-Pelo amor de Deus! Não tem nada disso, não!
Geddel se recupera de uma cirurgia nos dentes.

Nenhum comentário: