quarta-feira, dezembro 24, 2008

TUTTY VASQUEZ

A matemática do caos


O Estado de S. Paulo - 24/12/2008
 

É dura a vida das autoridades responsáveis pela ordem urbana em dia de enchente em São Paulo. Enquanto o povo espera socorro no bem-bom do teto dos ônibus, centenas de peritos em emergência calculam o tamanho do problema. São contas intermináveis. Nesta última vez que o fim do mundo veio passar o fim de tarde na cidade, eles somaram 45 pontos de alagamentos - 37 deles intransitáveis -, 174 quilômetros de congestionamentos, 10 bairros sem energia, 64,8 milímetros de chuva, 31 vôos atrasados, 9 cancelados, 15 árvores caídas, 562 áreas de risco, 5.500 famílias à beira do desabrigo.

Os caras têm tudo na ponta da língua. Quer ver só? Que tanto da previsão de chuva para o mês caiu em duas horas na segunda-feira? Um terço do esperado para dezembro desabou entre 14h e 16h. Some-se a isso o movimento diário de 74 mil pessoas na rodoviária, mais 1,5 milhão de turistas descendo para o litoral e, antes que se possa chegar a um resultado, as águas já baixaram e a cidade parece pronta pra outra.

PRIMEIRA-BARBIE

Na saída do morro do Pavão-Pavãozinho, no Rio, Carla Bruni deixou para trás uma choradeira danada na comunidade. As crianças da favela queriam levá-la pra casa para brincar de boneca com a primeira-dama. Acharam, decerto, que era presente de Papai Noel.

Ausência sentida

Com a repercussão na imprensa francesa da viagem de Nicolas Sarkozy ao Brasil, tem muita gente em Paris achando que Camila Pitanga é a primeira-dama do Lula. Dona Marisa Letícia não devia dar esse mole ao marido!

Fim do caminho

As chuvas no Rio têm poupado a capital de grandes temporais. Em compensação, a maré vermelha que chegou à orla carioca deixa o mar com cor de água de enchente. Com a vantagem de que só se molha quem quiser.

Nenhum comentário: