segunda-feira, dezembro 22, 2008

MÓNICA BÉRGAMO

Voz alta


Folha de S. Paulo - 22/12/2008
 

A defesa da pichadora Caroline Pivetta quer convocar o ministro Juca Ferreira, da Cultura, para testemunhar no processo que ela responderá por dano ao patrimônio público. Ferreira foi uma das vozes mais sonoras em defesa da libertação da jovem.

CORDA 
Os advogados de Caroline vão indicar também o curador da Bienal, Ivo Mesquita. É dele a idéia do espaço vazio da mostra que, alega a defesa, era um convite para que pessoas como a pichadora fizessem suas intervenções. Mesquita criticou a "tática terrorista de arrastão" dos pichadores.

SEGUNDO ANDAR
O ex-presidente do Bamerindus, José Eduardo de Andrade Vieira, foi condenado, em segunda instância, a pagar R$ 400 mil ao advogado Marcos Malan, irmão do ex-ministro Pedro Malan, da Fazenda. Vieira afirmou, em entrevista concedida há dez anos, que Marcos Malan ofereceu a ele serviços de lobby para que o banco não fosse liqüidado no governo Fernando Henrique Cardoso.

PAPAI NOEL 
O presidente Lula finalmente ganhou a camisa do Corinthians autografada por Ronaldo, que o clube havia mandado para ele. O presente foi entregue pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, na festa de Natal do chefe, na quinta-feira da semana passada.

FAMÍLIA SILVA 

Gloria em busca de Lindu

Irmãos e sobrinhos do presidente Lula abriram as portas de um centro comunitário em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, para receber parte da equipe do filme "Lula, o Filho do Brasil". Além da produção, também foram ao encontro a atriz Gloria Pires, que viverá dona Lindu, mãe do presidente, e Milhem Cortaz, que será Aristides, pai de Lula. Conversaram com os familiares em busca de trejeitos e memórias da família de retirantes Silva.

Os irmãos Frei Chico, Vavá, Jaime, Sebastiana, Marinete e Maria levaram ao encontro álbuns de fotografia no churrascão com arroz e salada de maionese. "A família não queria que fôssemos embora", diz o diretor do longa, Fábio Barreto. "No começo estavam mais quietos, mas avisaram que era porque estavam tímidos com nossa presença. Dizem que são de gritar, pular. No fim, rolou tietagem, sim, com a Gloria. É um pessoal simples e animado," completa o diretor.

Lula perdeu a confraternização da família, mas recebeu Gloria Pires -a quem chamou de "mainha"- em Brasília. Ela quis saber dele como era o temperamento de dona Lindu. Lula disse que era "muito bem-humorada" e que "adorava contar piadas".

Nenhum comentário: