sexta-feira, dezembro 26, 2008

INFORME JB

Dois anos para cumprir promessas


Jornal do Brasil - 26/12/2008
 

Ainda que possa vangloriar-se de estar entre as 18 personalidades mais poderosas do mundo, o presidente Lula terá muito trabalho para emplacar a agenda internacional prometida em 2003, agora que iniciou a contagem regressiva para o término de seu mandato. Eram os seus pilares: a conquista do assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, a viabilização de um acordo comercial mundial e a consolidação de um bloco poderoso na América do Sul. Nessas três missões, o que se tem hoje é frustração. Longe de dizer que toda a política externa do governo Lula foi fracassada. Mas a tarefa de colocar o Brasil entre os líderes mundiais – algo que Lula promete para o pós-crise – está longe de ser cumprida ainda neste governo.

Toda sorrisos

Lula planeja colocar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como rosto – devidamente repaginado – da propaganda do PT em 2009. O presidente anda decepcionado com o desempenho da ministra nas pesquisas, daí o conselho dado para mais entrevistas e exposição durante o café com jornalistas. E quer fazer dos programas em rede nacional um laboratório para a popularidade da ministra.

Ai ai...

Certos aliados olham para o problema do crescimento da ministra suspirando com a possível oportunidade de substituí-la. Afinal, como Lula já deixou bem claro, o que não falta é nome para a empreitada.

Por precaução

Dilma não pára de agradar aos peemedebistas, de olho em 2010. Agora mesmo, acaba de autorizar a inclusão de duas obras no PAC, em valor superior a R$ 200 milhões, atendendo a um pedido do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. A ministra aceitou investir, só na ampliação do Porto Ilha, na cidade de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, mais de R$ 160 milhões, como também irá dar uma cara nova à BR-226, ligando o RN ao Ceará.

Enquanto isso...

Irritado com o presidente Fernando Carvalho, da empresa cearense de tecnologia e informação, a Etice, o governador Cid Gomes deu um carão público em seu subordinado. Ao inaugurar o programa de Cinturão Digital, que levará internet de banda larga a todo o estado, Fernando dissera em discurso que Cid era apenas o patrocinador do programa.

Fino trato

Cid respondeu na bucha: "Fernando, você me transformou em cocô do cavalo do bandido. Esse projeto é minha idéia e não queira se apropriar do que não é seu", disparou. Fernando Carvalho, que é professor da Universidade Federal do Ceará, tirou férias e não volta mais ao cargo.

Copa

A Fifa vai anunciar em março as 10 cidades-sede para a Copa de 2014. Fortaleza é séria concorrente. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, recita a quem quiser ouvir que pretende fazer desta uma "Copa do Nordeste", aproveitando as belas praias e cidades turísticas. Lula queria 12 sedes, mas a Fifa bateu o martelo. Serão só 10 cidades. E ponto final.

Mãos abanando

Sem alarde, o deputado Michel Temer (PMDB) passou rapidamente pelo Recife à caça dos votos da bancada do PSB. Mas o bloquinho disse não.

Vale

Apesar da crise internacional e da queda do preço do minério, Roger Agnelli pode ser considerado o destaque do ano à frente da Vale. Conseguiu segurar as rédeas da situação e o grupo mantém o crescimento, com poucos cortes.

Nenhum comentário: