quarta-feira, dezembro 24, 2008

INFORME JB

PAC da Copa sai em abril de 2009


Jornal do Brasil - 24/12/2008
 

O ministro do Esporte, Orlando Silva, anunciou ontem: sai em abril o PAC da Copa de 2014. A principal notícia, acrescentou o ministro, e de acordo com o presidente Lula, é que o governo federal não vai dar dinheiro para os estados construírem estádios, mesmo com a crise às portas. No mês de março, a Fifa dirá o nome das 10 cidades-sede para o evento. A partir daí, o ministério prioriza, no mesmo PAC, a mobilidade de tráfego e transporte – num trabalho conjunto com o Ministério das Cidades, além de estradas, portos e aeroportos. Orlando terá em mãos um mapeamento de infra-estrutura com as cidades mais preparadas para investimentos – só que caberá à Fifa decidir quais são, e o governo terá de adaptar seus projetos aos interesses da federação.

Rio 2016

Segunda-feira, o ministro Orlando Silva encontrou-se com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Nawaf Bin Faisal, e ouviu do sheik: "Sou um voluntário para a campanha do Rio pela Olimpíada".

Aposta

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), e o senador Ignácio Arruda (PCdoB-CE) reuniram-se com Orlando Silva, também comunista, ontem à tarde. Mas não falaram de esporte.

Lula lá, de novo

O presidente Lula prepara nova agenda de viagens para a África ano que vem. Quer conhecer agora mais oito países, entre eles Quênia e Etiópia.

Praia do mosquito

A paradisíaca (por enquanto) Búzios sofre com o descaso político. A cidade, um dos mais belos balneários do país, está infestada de mosquitos da dengue. Isso, só percebem os que chegam lá depois de horas atravessando estradas ruins.

Quem é quem

Manda em Búzios hoje o prefeito Toninho Branco, ou Octávio Raja Gabaglia – ou ambos juntos.

Cortando asas

A Agência Nacional de Aviação Civil adiou mais uma vez, a pedidos, a audiência pública que faria dia 30, no Rio, para debater a ampliação de operações do Aeroporto Santos Dumont, além do processo de concessões de terminais no país.

Batendo asas

O fato é que tem muita gente graúda já fugindo dessa briga entre Gol e TAM contra a Azul.

Sarkozy em Angra

O casal Nicolas Sarkozy e Carla Bruni alugou uma ilha de conhecido milionário, em Angra dos Reis, famosa por seu belo litoral no Sul do Rio. A dupla pretende passar ali o Réveillon, cercada de seletos amigos, além do pai de Carla. Isso, se resolverem deixar o também belo litoral baiano.

Ano novo

O Senado deverá ter, a partir do ano que vem, um novo regimento interno. O objetivo é tornar a Casa mais eficiente, explica o senador Marco Maciel. Ele preside a comissão temporária criada especificamente para isso.

Coitado do Mão Santa

Para desespero do senador Mão Santa, que adora falar, a comissão já estuda limitar os discursos e as sessões solenes, em busca de mais celeridade no processo legislativo. Estuda-se também, segundo Maciel, dar mais poder de decisão às comissões em certos projetos, que não seriam levados a plenário.

Balanço da AGU

A AGU informou à coluna que realmente economizou para o país R$ 640 milhões, mas foi "ao barrar ações contra a União no STF". Levando em conta o balanção de 2008, em outras frentes de trabalho, a economia para o governo alcança R$ 55,4 bilhões.

Nenhum comentário: