segunda-feira, dezembro 15, 2008

INFORME JB

Garibaldi já tem a maioria no PMDB


Jornal do Brasil - 15/12/2008
 

Na bancada do PMDB, pelo menos 13 dos 20 senadores já apóiam a idéia de reeleição do presidente do Senado, Garibaldi Alves (RN). Garibaldi revelou o sonho na sexta. Telefonou para José Sarney (AP), o guardião do partido. Sarney achou ótima idéia. Renan Calheiros (AL) soube, ainda tem dúvidas. Sarney, outrora cotado, agora quer cuidar da saúde da filha, a senadora Roseana (MA). Para tentar a reeleição, Garibaldi se sustenta em pareceres jurídicos que encontraram brechas no regulamento da Casa. Mas o apoio da maioria não basta. Ele tem que desbancar dentro do partido os ministros Hélio Costa e Edison Lobão. Os nomes serão postos à mesa na quarta, quando o PMDB – que não abre mão da candidatura – deve escolher seu candidato. Ou reforçar favoritos. Depois, cuidam do PT, que reivindica a vaga para Tião Viana.

Não, Lula Base?

O presidente Lula chamou ao palácio um senador da base governista e pediu seu voto para Leomar Quintanilha (PMDB), que disputa vaga no TCU com o ex-senador José Jorge, do DEM. Ouviu um singelo "não posso".

Que base?

O senador declinou mesmo. Disse que já tinha compromisso com o candidato da oposição.

Confissões mineiras

O ex-presidente Itamar Franco foi dos primeiros a saber que Aécio Neves será candidato à Presidência. Com telefonema do próprio.

Caminhos certos

Dentro do PSDB há gente que explica esse lançamento adiantado. O povo mineiro não perdoa quem abandona uma luta. O fato, por ora, é que José Serra é o candidato ao Planalto, e Aécio ao Senado.

Fera ferida

Depois que Lula mandou o recado a Ciro Gomes avisando que ele não seria o vice de Dilma Rousseff, deu no que deu. O deputado começou a esbravejar contra o PT. Justamente na sexta-feira que a ministra lançou-se, extra-oficialmente, à sucessão do chefe.

Rio que te quero bem

A Anac terá um prédio de oito andares no Rio como sede. A presidente Solange Vieira ficará mais perto de casa.

Olho nele

O prefeito eleito de Juiz de Fora, deputado federal Custódio Matos (PSDB), anuncia hoje o restante de seu secretariado. Serão 18 pastas. Metade dos colaboradores já tinham sido escolhidos.

Pós-Aécio

O tucano foi secretário do governador Aécio Neves até poucos meses atrás, e pode aparecer como opção do governador de Minas para sua sucessão.

Desfiou

Depois que inaugurou sua rede varejista, a Paramount, uma das maiores produtoras de tecidos finos do país, enfrenta boicote das redes de varejo de roupas masculinas, a quem vendia a maior parte da produção de peças de lã fria.

Desfiou 2

O dono da Paramount, Fuad Mattar, prepara mudanças. No final do ano passado, o grupo já rompera uma parceria de 30 anos com a famosa marca Lacoste.

Adiantou nada

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, é membro do Conselho de Administração da Paramount.

Mulheres, atentai

A jornalista Rozane Monteiro, ex-JB, lança na quarta o seu primeiro romance, Sua Excelência, o canalha (Litteris), na qual lembra as agruras de um relacionamento. Na Livraria Da Conde, no Leblon.

Nenhum comentário: