segunda-feira, dezembro 08, 2008

INFORME JB

Sucessão de Lula, tão perto, tão longe


Jornal do Brasil - 08/12/2008
 

A corrida presidencial começou em um jantar no Palácio Mangabeiras, em Minas, no início do ano, quando Aécio Neves recebeu o colega José Serra, de São Paulo, até hoje o líder nas pesquisas. Ali, delimitaram seus desafios e o discurso. Aécio e Serra foram duros um com o outro. Ambos são pragmáticos. Aécio disse que não sairá do partido para disputar o cargo em outra legenda, mas avisou Serra para não passar por cima dele sob pena de perder 14 milhões de votos no estado. Ali começou a disputa. Aécio saiu país afora para conversar com partidos a fim de formar uma coalizão em torno de si. Serra foi mais programático. Viaja o país fazendo parcerias com governadores sobre ICMS – é a sua reforma tributária. Semana passada, o segundo plano dos dois blocos entrou na rua. Aécio começou a pedir prévias no PSDB, sabe que só assim pode barrar Serra. E Serra se aproximou de Lula. Até agora Aécio não sabe por quê.

Banco do curral

O negócio vai tão bem que a crise sequer balançou as previsões do banco de investimentos que a Friboi criou no meio do ano, para financiamentos de compra e venda de gado. Esse mercado movimenta R$ 6 bilhões/ano no país.

Museu da morte

Sabem o Legacy 600 da Embraer, que colidiu com o Boeing da Gol e causou a tragédia em setembro de 2006? Está parado, até hoje, na base aérea da Serra do Cachimbo, no estado do Pará. E virou atração turística.

Prêmio do grito

O Corinthians vai receber hoje o prêmio da CBF por Torcida do Ano pelo campeonato brasileiro. Para a entidade, a torcida foi exemplar e um trunfo do timão na conquista da série B.

Boi gordo

Em tempos de crise, o boi, pelo menos, continua gordo. A brasileira Friboi, maior do mundo no abate, investiu pesado na Itália, na Austrália e nos Estados Unidos, onde tem filiais.

Missão tucana

O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) será o líder da Minoria na Câmara.

Friboi: Bife do JK

Tudo começou há 40 anos, quando José Batista Junior teve autorização do presidente JK para vender carne aos candangos na construção de Brasília.

A terra sumiu

O MP Federal e o Incra pediram à Justiça que autorize urgente a mudança de uma comunidade quilombola em Santarém, do Pará, para uma região mais alta. Vivem numa ilhota, à beira de um rio cuja água vem subindo e engolindo as plantações. Tudo por causa da erosão de barrancos.

Novo mercado

O pipoqueiro e o vendedor de picolé que são informais, entre outros, poderão virar Micro Empreendedores Individuais. O termo foi criado pelo PLC 128/08, com relatoria do senador Adelmir Santana (DEM-DF), e aprovado no Senado. Com apenas uma contribuição mensal simbólica para a Previdência, eles poderão ter acesso aos direitos previdenciários.

Memória viva

O jornalista Luiz Cláudio Cunha lança amanhã, às 18h30, na Biblioteca do Senado, seu livro O seqüestro dos uruguaios. A obra recebeu elogios rasgados de políticos, caso do senador Pedro Simon.

Nenhum comentário: