terça-feira, dezembro 23, 2008

ILIMAR FRANCO

Agenda e factóide

Panorama Político
O Globo - 23/12/2008
 

A aprovação, na CCJ da Câmara, da constitucionalidade da emenda que acaba com a reeleição foi um factóide natalino. Com o fim do recesso, em fevereiro, o governo Lula enviará proposta de reforma política com cinco projetos de lei, um projeto de lei complementar e uma emenda constitucional. Nenhum dos projetos prevê o fim da reeleição. Eles estão na Casa Civil. Prioridade para financiamento público e para o voto em lista. 

José Anibal está levando 

Com o adiamento para fevereiro da escolha do líder do PSDB na Câmara, o deputado Paulo Renato Souza (SP) tem 40 dias para tentar reverter a tendência da maioria da bancada. Uma lista com 37 assinaturas, dos 58 da bancada, é a favor de acabar com o sistema de rodízio na liderança e reconduzir o atual líder, José Anibal (SP). Essa batalha tem reflexos na luta interna nacional do partido. Anibal quer concorrer ao governo do estado em 2010, mas sua pretensão não está nos planos do governador José Serra. Anibal e Paulo Renato eram da linha de frente da candidatura de Geraldo Alckmin à prefeitura de São Paulo. 

Não tenho ganância pelo poder, fiquei seis anos sem mandato" - Patrus Ananias, sobre a disputa no PT mineiro para concorrer ao governo, em 2010 

ACOMPANHANDO A CRISE. Os efeitos da crise ficaram palpáveis ontem, quando o Ministério do Trabalho informou que foram fechados 40 mil empregos formais em novembro. Ainda assim, o ministro Carlos Lupi prevê que neste ano terão sido criados cerca de 1,9 milhão de empregos com carteira assinada. A pesquisa Seade-Dieese revelou que a taxa de desemprego caiu a 13% em novembro nas seis regiões metropolitanas pesquisadas. 

Quatro mãos 

A fala de fim de ano do presidente Lula foi redigida pelo ministro Franklin Martins (Comunicação de Governo) e João Santana. Foram consultados sobre o texto Guido Mantega (Fazenda) e Celso Amorim (Relações Exteriores).

CPI do barulho 

A CPI do Aborto nem começou e a confusão está formada. O deputado Chico D"Angelo (PT-RJ) vai entrar com representação na Comissão de Ética do partido contra Luiz Bassuma (PT-BA). Acusa o colega de "oportunismo religioso". 

O confronto na esquerda 

Aliado histórico do PT, o PCdoB não diverge apenas nas eleições para a presidência da Câmara, onde foi lançado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para se contrapor ao candidato apoiado pelo PT, Michel Temer (PMDB-SP). No movimento sindical a guerra é ainda maior. Numa votação apertada, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo decidiu abandonar a CUT, a central petista, e se filiar à CTB, central criada pelos comunistas. 

"A verdade, onde estiver" 

O juiz espanhol Baltasar Garzón publica artigo atual na revista da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, alusiva aos 60 anos da Declaração Universal. Num dos trechos, ele afirma: "Justiça a la carte não é justiça. Aqueles que desejam passar por cima de alguns casos, o que pedem é uma justiça a la carte". O jurista, do caso Pinochet, está empenhado agora em saber o paradeiro dos órfãos, de mães republicanas e que foram dados para adoção, da guerra civil espanhola. 

PREVISÃO do presidente da Funcef, Guilherme Lacerda: "O crescimento do PIB no terceiro semestre será de 0,5%. O PIB vai fechar o ano em 5,7%". 

REAÇÃO do líder do PMDB, Henrique Alves (RN), às críticas de Ciro Gomes: "O destempero do Ciro Gomes já é conhecido de todo o país. Aos seus absurdos, prefiro ficar com o julgamento do povo , que acabou de fazer do PMDB o maior partido do Brasil". 

O PRESIDENTE mandou recado para a cúpula petista: não vai reformar o Ministério para colocar no governo quem será candidato daqui a um ano.

Nenhum comentário: