sábado, dezembro 13, 2008

ILIMAR FRANCO

No ataque

 Panorama Político
O Globo - 13/12/2008
 

O PT está pintado para a guerra. O tom foi dado ontem pelo líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), no encontro de prefeitos do partido. "O Serra vai falar que o Bolsa Família é bom, mas na época não queria; vai dizer agora que o PAC é bom, mas, na época deles, não fizeram; vai dizer que aumentar o salário mínimo acima da inflação é bom, mas não é o que fizeram na época deles". 

Construindo Dilma 

O encontro de prefeitos do PT transformou-se praticamente em um comício para Dilma Rousseff. "A candidata certa é Dilma Rousseff!", gritava Fontana em seu discurso. Ele aproveitou para criticar a política de Estado mínimo do governo passado e lembrar que os tucanos chamavam o Bolsa Família de Bolsa Esmola. O governador Jaques Wagner (BA) , que já foi cotado para ser o candidato, rendeu-se. Defendeu o nome de Dilma, a quem se referiu como um "gigante", e minimizou as pesquisas que mostram José Serra na liderança, afirmando que é cedo. "Política também é fé, também é crença", disse ele à platéia de prefeitos. 

O Lula tem uma popularidade que o PT não tem e uma autoridade que o PT também não tem" - Arlindo Chinaglia, deputado (PT-SP), presidente da Câmara 


REVANCHE. Em meio à crise internacional, o governador Jaques Wagner (BA) disse que o momento é "excepcional". Isso porque a tese do Estado mínimo teria sido derrotada. "Vinte anos depois (do Muro de Berlim), cai o muro da Avenida Paulista, de Wall Street, cai o castelo de cartas", afirmou o petista. Ele lembrou de quando era líder do PT, em 1995. "Sofri uma lavagem cerebral, um constrangimento. Tentaram nos impor a chegada do pensamento único. Éramos dinossauros, arcaicos", disse. 

Terceiro mandato 

O PT pediu ontem que os prefeitos assumam a campanha pró-plebiscito para convocação de uma constituinte exclusiva da reforma política. Assinaturas estão sendo coletadas em todo o país. Fica sempre o fantasma do terceiro mandato. 

Seis anos depois, a primeira vez 


Pedro Simon (PMDB-RS), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Paulo Paim (PT-RS) realizaram nesta semana um jantar de confraternização da base governista no Senado. Participaram cerca de 20 senadores. Foi a primeira vez que os aliados confraternizaram juntos a chegada do final do ano. Isso foi possível porque o clube exclusivo dos petistas precisa de votos para a candidatura de Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado. 

Quem faz mais pelo ensino técnico? 


O governador José Serra não quer deixar apenas para o ministro Fernando Haddad (Educação) a vitrine do ensino profissional no país. Haddad é um dos nomes do PT para disputar o governo paulista ou o Senado em 2010. Segundo levantamento encomendado pelo tucano ao Centro Paula Souza, que administra as 151 escolas técnicas e as 47 faculdades de tecnologia paulistas, 77% dos técnicos formados estão empregados um ano após a conclusão do curso. 

O GOVERNO Lula começa a acreditar que o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) pode derrotar o ex-senador José Jorge (DEM) na disputa por vaga no TCU. 

OS SENADORES do PTB anunciam quarta-feira apoio a Tião Viana (PT-AC) para a presidência do Senado. 

NA PASSAGEM dos 40 anos do AI-5, a Câmara fará, na segunda-feira, homenagem aos ex-deputados Chico Pinto (BA) e Lysâneas Maciel (RJ). Deste, será lançada biografia escrita pela jornalista Hebe Guimarães. 

Veredito 

O TCU inocentou Zélia Maria Abdullmacih, investigada por supostas irregularidades no Instituto Nacional do Câncer, em 2003. O então presidente do Inca, Jamil Haddad, renunciou por causa da crise, mas defendeu a ex-assessora.

Nenhum comentário: