terça-feira, dezembro 09, 2008

ILIMAR FRANCO

Lambança

 Panorama Político
O Globo - 09/12/2008
 

Para voltar a liderar a bancada do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL) está oferecendo ao atual líder, Valdir Raupp (RO), o que não pode entregar: a liderança do governo no Congresso. O cargo é ocupado por Roseana Sarney (MA) e a negociação está sendo feita à revelia do presidente Lula. A movimentação das peças pretende evitar que o PMDB do Senado se divida ainda mais.

Serra, Datafolha e prévias 

A equipe do governador José Serra está exultante com os resultados da pesquisa Datafolha. Avaliam que, mantido esse patamar, não faz nenhum sentido realizar prévias para escolher o candidato do PSDB. Na direção nacional tucana também há resistências à consulta. Lá se diz que isso poderá transformar-se em um obstáculo, caso Serra se consagre candidato derrotando o governador Aécio Neves. Um dirigente tucano explica que há um sentimento disseminado entre os mineiros de que Aécio deveria ser candidato à Presidência. Por isso, teme que esses eleitores não dêem apoio a quem inviabilizou o sonho do estado. 

As pessoas valorizam as mudanças que fizemos, mas não a identificam com um projeto estruturalmente diferente do anterior" - Luiz Dulci, ministro da Secretaria Geral da Presidência 

MÃO NA MASSA. Pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff deu um caloroso abraço no rapper MV Bill ontem, no lançamento da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Organizada pelo ministro Tarso Genro (Justiça), a conferência vai reunir 2.000 delegados para debater a política para o setor. Serão 810 representantes da sociedade civil, 607 trabalhadores e 607 autoridades indicadas pelo ministério. 

Vingança 

Uma das mágoas do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) com os petistas deve-se à abstenção em seu processo de cassação. Embora tenha contribuído para sua absolvição, ele esperava que os aliados assumissem sua defesa. 

Cesar Maia alerta contra a euforia 

Aliado do governador José Serra, o prefeito do Rio, Cesar Maia, reagiu com cautela aos resultados da pesquisa Datafolha. Numa roda de conversa, alertou que a eleição de 2010 não será um passeio. Ele prevê que as intenções de voto em Serra cairão quando for sacramentado publicamente o candidato oficial. "O governo é que ainda não tem exposição com efeito eleitoral, além da figura do Lula", comentou Maia. 

Medicina em Cuba 

As comissões de Seguridade Social e de Educação da Câmara dos Deputados rejeitaram projeto que permite o reconhecimento de diplomas de médicos brasileiros formados em Cuba. Mesmo assim, o projeto ainda vai a plenário. A proposta é fruto de acordo internacional firmado pelo governo brasileiro. O objetivo é validar diplomas de medicina expedidos em Cuba sem a necessidade de provas, levando em conta apenas se a grade curricular é compatível . 

ÀS VÉSPERAS de deixar a presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) arquivou a CPI da TVA. Alegou inexistência de fato determinado. 

UMA SEMANA depois da Construindo um Novo Brasil, corrente majoritária no PT, a Mensagem ao Partido fará seminário nacional em São Paulo, no sábado. As discussões serão sobre a crise internacional e as eleições de 2010. 

PREPARAÇÃO. Já a Construindo um Novo Brasil prepara reuniões nos 27 estados, em março.

É o cara 

O PSB vai embalar a candidatura de Ciro Gomes, depois de amanhã, no Recife, quando o governador Eduardo Campos será reconduzido à presidência do partido. Ciro é o nome dos socialistas para concorrer ou para compor chapa.

Nenhum comentário: