sexta-feira, dezembro 05, 2008

ILIMAR FRANCO

Verba carimbada

 Panorama Político
O Globo - 05/12/2008
 

O Ministério da Defesa levou a melhor sobre a área econômica. O governo Lula vai criar uma verba vinculada para gasto e investimento em defesa nacional. O ministro Nelson Jobim informou aos líderes partidários que, em março, o governo enviará à Câmara "proposta de ato legal que garanta a alocação, de forma continuada, de recursos financeiros específicos". Só não revelou o percentual.

Mais recursos para a modernização 

Além da vinculação orçamentária, a exemplo do que ocorre com a Educação e a Saúde, o Ministério da Defesa está articulando benefícios pelos quais as Forças Armadas poderão fazer uso, para investimentos, das receitas geradas por bens imóveis administrados pelos militares e dos recursos obtidos com a arrecadação de taxas e serviços. O ministro Nelson Jobim informou ainda aos líderes que, neste momento, debatem uma reforma tributária, que em março será enviada uma proposta criando um regime jurídico especial, com incentivos e desoneração tributária para a fabricação de produtos para as Forças Armadas. 

Estou sendo pressionado por todos: Governo e oposição. Estou fora" - José Sarney, senador (PMDB-AP), falando sobre as eleições para a presidência do Senado 

O HOMEM DA JANELA. Ao encontrar o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), o tucano Bruno Araújo (PE) o apresentou ao presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE): "Você não conhece o autor da janela. É este". Dino retrucou, cantarolando música de Gilberto Gil: "É, eu que fiz o "tá me esperando na janela, ai, ai, não sei se vou me segurar"". Araújo falava do projeto que abre uma janela de 30 dias para a troca de partido. 

A tarefa 

O PPS foi encarregado por seus parceiros do Bloco de Oposição, o PSDB e o DEM, de atrair o PV para a aliança. O bloco quer o apoio institucional. O alinhamento político já existe no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte.

Garibaldi 

O PMDB quer que Garibaldi Alves (RN) assuma a presidência da Comissão de Constituição e Justiça depois que ele deixar a presidência do Senado. O PSDB articula Tasso Jereissati (CE) para a Comissão de Assuntos Econômicos. 

Sinais trocados 

O DEM procurou o governador José Serra pedindo que intervenha a favor da candidatura do PMDB à presidência do Senado. No PSDB, Tasso Jereissati (CE), Marisa Serrano (MS) e Mário Couto (PA) estão a favor de Tião Viana (PT-AC). Já na Câmara, apesar das conversas dos deputados do DEM com Ciro Nogueira (PP-PI), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), trabalha pela candidatura de Michel Temer (PMDB-SP). 

Ele está de volta 

Com o imbróglio da sucessão no Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) voltou a ser interlocutor do Palácio do Planalto. Renan esteve com o presidente Lula na noite de anteontem e com o ministro José Múcio (Relações Institucionais) ontem. A líder do PT, Ideli Salvatti (SC), ao vê-lo saindo da sala de Múcio, deve ter pensado: "Será que esses dois estão juntos? O PMDB fica com a presidência do Senado e o José Múcio, com a presidência da Câmara". 

OS COMANDANTES militares decidiram transferir a sede da Escola Superior de Guerra para Brasília. Pelo cronograma, a mudança será feita em junho de 2009. 

A BANCADA do PMDB no Senado volta a se reunir na semana que vem. Desta vez se tentará aprovar a recondução de Valdir Raupp (RO) para a liderança. 

O PRESIDENTE Lula vai voltar a Santa Catarina. Ele está esperando o tempo melhorar e o início de algumas obras de recuperação. Lula quer ir aos locais atingidos pelas cheias e conversar com as pessoas.

Nenhum comentário: