quarta-feira, dezembro 03, 2008

ILIMAR FRANCO

Prévias tucanas

 Panorama Político
O Globo - 03/12/2008
 

O ex-presidente Fernando Henrique adotou as prévias para escolher o candidato do PSDB à Presidência. Foi ontem, depois de encontro com o governador Aécio Neves. A Executiva tem um modelo de prévias. Votariam todos os filiados, e o voto seria ponderado pelo número de eleitores das regiões e pela votação do partido em 2008. Esse processo elegeria 80% de delegados para a convenção e outros 20% seriam de detentores de mandato. 

A experiência brasileira de prévias 

Transpor costumes políticos de outros países e culturas é sempre um risco. A realização de prévias para a escolha de candidatos no Brasil é sinônimo de divisão e de derrota. É por isso que os aliados do governador José Serra são contra a realização de prévias para escolher o candidato tucano em 2010. O PMDB fez prévia em 1994, e Quércia perdeu a eleição. O PMDB fez prévia em 2006, e Garotinho nem foi candidato. O PT gaúcho fez prévia em 2002, quando vetou a candidatura à reeleição do governador Olívio Dutra. O escolhido para concorrer, Tarso Genro, também perdeu a eleição. Com os tucanos pode ser diferente. Será? 

Eu só estaria preocupado se a 
Caixa Econômica Federaltivesse pedido dinheiro emprestado à Petrobras" - PauloBernardoministro do Planejamento 

PETROBRAS. Senadores se solidarizaram ontem com Tasso Jereissati (PSDB-CE), criticado pelo presidente Lula por fazer "terrorismo econômico". Tasso reafirmou críticas à má gestão na Petrobras e explicou: "Em nenhum momento disse que a Petrobras estaria quebrada, mas com o caixa arrebentado". Encerrou sua fala lembrando que seu pai, Carlos Jereissati, era senador pelo PTB no governo Vargas quando a Petrobras foi criada. 

Decretado: perdeu 
O PT de Minas Gerais aprovou resolução em que afirma que o partido perdeu as eleições em Belo Horizonte ao eleger o prefeito Márcio Lacerda (PSB). Diz o texto: "O PT amargou uma perda eleitoral", depois de 16 anos no poder. 

Aécio põe o acordo nas mãos de Lula 
Para acabar com um clima de confronto entre Nordeste e Sudeste na reforma tributária, o governador Aécio Neves propôs um acordo ontem ao presidente Lula, na reunião de governadores do Nordeste. A criação de um Fundo de Equalização de Perdas de R$10 bilhões. Caso as perdas superem esse valor, haveria abatimento no pagamento da dívida dos estados com a União. "Se o governo aceitar, nós vamos para a votação", disse Aécio. 

O PSDB não quer a reeleição 
O clima está quente na bancada do PSDB da Câmara. O PSDB nacional quer evitar que o líder na Câmara, José Anibal (SP), seja reconduzido. A bancada adotou o rodízio no cargo em 2004, mas Waldir Neves (MS) articula a reeleição de Anibal. Há outros paulistas querendo o cargo: Paulo Renato Souza e Emanuel Fernandes. A cúpula tucana age com cautela e tem muita simpatia pela escolha do ex-ministro da Educação no governo Fernando Henrique, Paulo Renato. 

A CRISE. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) sugeriu ao ministro Guido Mantega (Fazenda) que alongue o prazo de recolhimento do imposto incidente sobre lucros e prejuízos contábeis decorrentes da maxidesvalorização cambial. 

DE GRÃO EM GRÃO. O PSB e o PRB fecharam ontem apoio à candidatura do senador Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado. 

O LÍDER do PPS, deputado Fernando Coruja (SC), apresentou projeto anticrise que aumenta o pagamento do seguro-desemprego para dez meses. 

Na carona 
Para quebrar resistências à reforma tributária, o presidente Lula conversou em particular ontem, em Recife, com o governador Paulo Hartung (ES). O capixaba viajou para Brasília, à noite, no avião de Lula. A negociação continua hoje.

Nenhum comentário: