terça-feira, dezembro 30, 2008

COLUNA PAINEL

Papel carbono


Folha de S. Paulo - 30/12/2008
 

Na véspera do Natal, Garibaldi Alves ganhou de presente o parecer até agora mais favorável à sua pretensão de se recandidatar à presidência do Senado. Encomendado pela liderança do PMDB e produzido pela consultoria da Casa, o texto diz que o atual mandato de Garibaldi, iniciado após a renúncia de Renan Calheiros, é "tampão". Acrescenta que há lacuna constitucional sobre o tema e que o regimento interno não veta a possibilidade. "A Constituição não pode abrigar interpretação contrária à razão ou ao senso comum."
Na própria bancada do PMDB, porém, há quem diga que o papelucho se destina apenas a dar sobrevida à aventura de Garibaldi enquanto não entra em cena o verdadeiro candidato do partido, José Sarney.



Clã. Segundo o parecer da consultoria do Senado, vetar a reeleição na mesma legislatura não seria mais necessário nos dias de hoje. A medida serviu, no passado, para "combater as oligarquias políticas regionais que tiveram marcante presença na história política do país". O texto apenas esquece de mencionar que a família de Garibaldi mandava e continua a mandar no Rio Grande do Norte. 

Calendário1. Em conversa ontem com o líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), Lula marcou para 12 de janeiro um encontro com a cúpula do partido. Em pauta, a sucessão nas duas Mesas do Congresso. 

Calendário 2. Ao se agarrar à cadeira da presidência, a turma do Senado dificulta a vida do correligionário Michel Temer (SP), que espera se eleger na Câmara com o apoio irrestrito do PT. 

Olheiro. Ainda na conversa de ontem, Lula acertou com Raupp uma visita, no final de janeiro, à área onde serão construídas as duas hidrelétricas do rio Madeira. O presidente não foi ao lançamento das obras de Jirau em Rondônia devido ao litígio empresarial que se seguiu ao leilão. 

Sem chance. Gritaria à parte, os partidos de oposição sabem que dificilmente arrancarão uma palavra do Supremo, durante o recesso do Judiciário, sobre a MP que destinou recursos ao recém-aprovado Fundo Soberano. Numa ação direta de inconstitucionalidade (adin), a liminar é quase sempre colegiada. 

Eu recomendo. Empresários que conversaram recentemente com Antonio Palocci (PT-SP) se impressionam com as palavras elogiosas do deputado a respeito da ex-colega de ministério e presidenciável Dilma Rousseff.
Cubo mágico 1. As concessionárias de transporte em São Paulo já foram avisadas: em 2009, o teto das transferências de recursos da prefeitura para o sistema ficará nos mesmos R$ 600 milhões deste ano. Isso num período em que a tarifa de ônibus não poderá subir, em obediência à promessa de campanha de Gilberto Kassab (DEM). 

Cubo mágico 2. Diante da necessidade, já anunciada pelo prefeito, de congelar o Orçamento, a maior preocupação dos técnicos é estimar corretamente a queda de arrecadação, de modo a não comprimir demais áreas estratégicas. No caso da saúde, a idéia é destinar de 17% a 18% do total de recursos -ainda acima do piso legal de 15%. 

Despejo. Andrea Matarazzo continuará secretário das Subprefeituras, mas teve de limpar as gavetas e deixar a sala de vice, que ocupava desde a ida de Kassab para o lugar de José Serra. Vice na chapa reeleitoral, Alda Marco Antônio (PMDB) será a dona do pedaço a partir desta quinta. 

The book is... A notícia de que José Dirceu fará um curso de inglês nos EUA em janeiro foi recebida com algum ceticismo por quem o conhece de longa data. O ex-ministro fala em aprender o idioma desde o tempo da guerrilha. No momento, ele descansa na praia do Carneiro (PE). Já almoçou com o governador Eduardo Campos (PSB) e com o prefeito de Recife, João Paulo (PT).



Tiroteio 

"Com o exílio de Paulo Lacerda em Lisboa, vai para além-mar a caixa-preta de todos os escândalos do primeiro mandato de Lula." 
Do deputado 
JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), sobre a nomeação do ex-diretor-geral da PF, derrubado da Abin na esteira da Operação Satiagraha, para o cargo de adido policial da embaixada em Portugal.



Contraponto

Galo cantou

Encerrada a famosa sessão pré-recesso na qual os senadores atravessaram a madrugada e aprovaram 32 projetos, Arthur Virgílio chegou em casa exausto e, antes de se deitar, orientou a mulher a acordá-lo às 10h em ponto.
-Eu provavelmente vou reclamar, mas você insista. É muito importante-, advertiu o líder da bancada do PSDB.
O pedido foi acatado. O tucano de fato esperneou, mas, diante dos esforços da mulher, saiu da cama. Curiosa, ela perguntou o que havia de tão importante a fazer.
-Preciso estar preparado. Daqui a pouco você saberá...
Horas depois, com a base aliada desatenta, a oposição conseguiu derrubar os R$ 14,2 bi para o Fundo Soberano. Foi, porém, uma vitória efêmera. Dias depois, o governo providenciou o crédito por meio de medida provisória.

Nenhum comentário: