sexta-feira, dezembro 26, 2008

COLUNA PAINEL

CPI do B


Folha de S. Paulo - 26/12/2008
 

Técnicos do PSDB na Câmara começaram a formatar, antes do recesso, o relatório alternativo ao parecer do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) na CPI dos Grampos. O eixo do documento tucano tem três pontos: 1) listar operações anteriores da Polícia Federal para mostrar que "nunca antes" houve empenho investigativo similar ao da Operação Satiagraha; 2) citar dados da auditoria do Exército para afirmar que a Abin tem pelo menos sete aparelhos capazes de produzir grampos não-autorizados; 3) cruzar dados do Conselho Nacional de Justiça com material enviado pelas operadoras para argumentar que ninguém sabe ao certo quantos são os grampos em andamento.

Saga
Os autores do relatório já escolheram o nome do capítulo sobre ações anteriores da PF no governo Lula: "De Waldomiro a Romênio". Este último é o secretário do PT flagrado em escutas da Operação João de Barro, sobre desvios do PAC em prefeituras. 

Reciprocidade 1
A delação premiada vem sendo usada nas investigações de crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro. No último dia 16, o juiz federal Fausto Martin De Sanctis, conhecido pela Operação Satiagraha, aplicou restrição de direitos e multa, em vez de prisão, a um grupo de condenados que aceitou colaborar no inquérito. 

Reciprocidade 2
Em julho, o juiz Sergio Fernando Moro, de Curitiba, reduziu a pena de Antônio Celso Garcia, condenado por crimes financeiros, para seis anos de prestação de serviços comunitários, por ter colaborado com a Justiça e depositado R$ 10 milhões em juízo para ressarcir consorciados lesados. 

Reluzente
Será conhecido hoje o resultado de licitação do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Rio, ligado ao Ministério da Saúde, para implantação de sistema eletrônico de comunicação entre pacientes internados e enfermeiros. Um detalhe chama a atenção: parte dos equipamentos deve ser banhada a ouro. Segundo o edital, para evitar corrosão. 

Pensando bem
Michel Temer (PMDB-SP) afirma que, após uma reavaliação, desistiu de fazer viagens por 20 Estados em janeiro, a maioria de jatinho, em sua campanha para presidir a Câmara Federal. Agora, ele diz que passará a maior parte do mês em Brasília, dando telefonemas a deputados.

Não custa...
Embora considere "muito improvável", o Ministério da Fazenda incluiu entre os seus cenários para a evolução da crise internacional em 2009 uma opção "catastrófica": crescimento do PIB de apenas 0,5% no ano e taxa básica de juros em 18%. 

Flexível
O próximo balanço do PAC, no final de janeiro, deverá incluir obras em rodovias secundárias, não previstas inicialmente. Argumento do governo: num contexto de crise, todas as ações, mesmo as laterais, podem ser consideradas "estratégicas" para a recuperação econômica. 

Hermanos
Lula começará o ano renovando suas credenciais bolivarianas. Em janeiro, fará reunião de trabalho com Evo Morales (Bolívia) num dia e, no outro, viajará à Venezuela para uma cúpula com o presidente Hugo Chávez. 

É ouro
O Ministério do Esporte fará 19 "praças da juventude" nas periferias das grandes cidades, com quadra esportiva, ginásio coberto e centro de convivência, por R$ 1,5 milhão cada. Lula deverá inaugurar parte em 2009. 

Otimismo
Escolado com as críticas no Pan, o ministro Orlando Silva (Esporte) diz que não deve ser gasto "nenhum centavo de dinheiro público" com estádios para a Copa de 2014. Pretende deixar tudo para o setor privado. 

Tiroteio


"2008 viu o surgimento de súmulas vinculantes que se antecipam a leis. O STF, que já tem a prerrogativa de dar a última palavra, não deveria estar preocupado em dar a primeira." 

Do juiz estadual paulista 
MARCELO SEMER , ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia, sobre o balanço das atividades do Supremo.

Contraponto

Oposição diet

Durante sessão conjunta do Congresso para votar créditos suplementares ao Orçamento, petistas e "demos" travavam uma queda-de-braço. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) resolveu se queixar da ausência de conterrâneos governistas para lutar por verbas para seu Estado.
-A bancada do Piauí neste momento está enfraquecida, porque somos somente o Mão Santa e eu nesta sessão. Cadê os demais companheiros?-, alfinetou.
-Mas isso é verdadeiramente uma bancada de peso!-, ponderou o deputado Walter Pinheiro (PT-BA).
O rechonchudo senador devolveu:
-Peso limitado. É peso físico, mas não na caneta...

Nenhum comentário: