quarta-feira, dezembro 24, 2008

COLUNA PAINEL

Ou vai ou racha


Folha de S. Paulo - 24/12/2008
 

Se novembro já foi ruim, com a eliminação de 40 mil empregos, dezembro será muito pior. Na avaliação do Ministério da Fazenda, devem se aproximar de meio milhão os postos perdidos no mês, que já é tradicionalmente difícil para o mercado de trabalho. A notícia, assim espera a equipe do ministro Guido Mantega, deve dar o empurrão necessário para a redução da taxa de juros já na próxima reunião do Banco Central, no final de janeiro. "Não precisamos mais pedir para os juros caírem. Agora, são os números que pedem", diz um assessor da Fazenda.
O argumento do ministério: se os juros não caírem logo, não haverá tempo para sentir o impacto ainda em 2009. Seria o adeus ao crescimento de 4%.

Barrigada
A Fazenda trabalha com queda de 1% do PIB no último trimestre do ano, na comparação com os três meses anteriores. No primeiro trimestre de 2009, o PIB deve andar de lado, com variação entre zero e 0,5%. Crescimento mesmo, só a partir de abril -se o BC deixar. 

Turbinado
Candidato a presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB) fará em janeiro viagens por 20 Estados, para falar com deputados em suas bases. Vai de jatinho à maioria dos lugares, cortesia do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), que cedeu sua aeronave particular. 

Lembra?
O uso de jatinho foi uma marca da fracassada campanha de Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) ao cargo em 2005. Nas duas eleições seguintes para a presidência da Câmara, os candidatos preferiram vôos de carreira. 

Nem vem
O PMDB da Câmara não aceita nem discutir ceder a poderosa Comissão de Constituição e Justiça para o PT, que sonha emplacar ali José Genoino (SP). O peemedebista favorito para presidir a CCJ é Tadeu Filipelli (DF), com Colbert Martins (BA) correndo por fora. 

De ombros
Apesar das pressões para que desista da reeleição, Garibaldi Alves (PMDB-RN) promete reforçar sua campanha em janeiro. "Após as festividades, vou intensificar os contatos com as bancadas", afirma.

Com o xerife 1
O Ministério Público Federal arquivou procedimento administrativo instaurado em 2006 por uma das câmaras em Brasília para investigar indícios de gestão fraudulenta e abuso de poder do Opportunity e da Brasil Telecom, em razão de reajustes nas tarifas telefônicas que não teriam observado as resoluções da Anatel. 

Com o xerife 2
O caso não morreu, no entanto. Para tomar sua decisão, o MPF alegou que o caso já está sendo apurado pela Comissão de Valores Mobiliários e pelo Poder Judiciário. As investigações nos dois órgãos continuam. 

Vôo alto
Para garantir créditos de ações trabalhistas em ação contra o Banco Central do Paraguai, o advogado paulista Luiz Fernando Bomfim pediu o seqüestro de um Boeing de propriedade do governo do país vizinho. Perdeu na primeira instância e recorreu. O tribunal regional federal decidiu, então, que o destino do "Aerolula paraguaio" será determinado pelo STJ. 

Autobiográfico
O último evento oficial de Lula em 2008 será a inauguração do Parque Dona Lindu, em Recife (PE), na terça-feira. Obra do prefeito petista João Paulo, que deixa o cargo, leva o nome da mãe do presidente e inclui um memorial em homenagem aos retirantes. 

Pró-memória
Novo amigo do peito de Lula, Nicolas Sarkozy era unha e carne com o antigo PFL, atual DEM, antes de virar presidente da França. Até há alguns anos, militava junto com os então pefelistas na Internacional Democrata-Cristã, entidade que reúne partidos de centro-direita do mundo. 

Tiroteio


"O ministro Lupi se baseia num sistema de apuração do desemprego que é muito precário. Mesmo assim, tenho a impressão de que sua manifestação está exageradamente otimista." 

Do ex-ministro do Trabalho 
ALMIR PAZZIANOTTO , sobre a afirmação do titular da pasta, Carlos Lupi, de que foi "pífia" a queda de empregos em novembro.

Contraponto 

Mexericos da Candinha

Em recente entrevista ao programa humorístico "CQC", o líder da bancada do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), qualificou o colega Gustavo Fruet (PSDB-PR) como um dos maiores fofoqueiros do Congresso.
Dias depois de o programa ir ao ar, o tucano enviou ao petista o livro "A Rainha da Fofoca", da americana Meg Cabot.
A dedicatória continha um trecho enigmático, envolvendo o ministro das Relações Institucionais e o presidente do PSDB, pernambucanos como Rands:
-Te contei a última do Zé Múcio e do Sérgio Guerra?
Era um blefe, mas bem que Rands ficou curioso.

Nenhum comentário: