sábado, dezembro 13, 2008

COLUNA PAINEL

Mil e uma utilidades


Folha de S. Paulo - 13/12/2008
 

O parecer obtido por Garibaldi Alves (PMDB) para dar respaldo jurídico à sua eventual "recandidatura" atende a dois propósitos distintos: o do próprio presidente do Senado, que gostaria de continuar na cadeira, e o do grupo peemedebista de Renan Calheiros, que pode eventualmente se conformar com Garibaldi (tudo, menos entregar para o PT de Tião Viana), mas cujo plano A continua a ser José Sarney. Este, nas conversas, diz "não quero", evitando o "não serei".
A idéia de Renan sempre foi lançar Sarney em meados de janeiro, dificultando a reação do adversário (a eleição é em 2 de fevereiro). Até lá, Garibaldi pode ou não viabilizar sua pretensão. De todo modo, terá contribuído para embolar o meio-campo e fragilizar Tião.

É ele
De um peemedebista da Câmara, sobre a nova peça movimentada por seus correligionários na tentativa de manter a presidência do Senado: "Se houver candidato do PMDB, será Sarney". 

Nos anais
Um dos elementos usados para sustentar a tese de que Garibaldi, eleito no vácuo da renúncia de Renan, pode concorrer de novo é um parecer anexado em 1998 ao regimento da Casa, de autoria da CCJ, provocada pelo então presidente Antonio Carlos Magalhães. 

Ringue
Na bancada tucana, subiu a temperatura entre Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissati (CE). O primeiro defende que o partido se manifeste abertamente por Sarney. O segundo afirma já ter maioria para apoiar Tião. 

Eu não
Em jantar com o amigo Ciro Nogueira (PP-PI), que disputa a presidência da Câmara, o ex-ocupante do cargo Aldo Rebelo (PC do B-SP) disse que não será candidato. Aldo é mencionado como opção do "bloquinho", dentro de uma estratégia de pulverização de candidaturas para dificultar a eleição de Michel Temer (PMDB-SP). 

Trem
Aprovada a toque de caixa na Câmara, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) deixa clareira para criação de cargos. Um artigo diz que a estrutura será definida posteriormente pelo Executivo. 

Ficha
A Procuradoria da República em Altamira (PA) abriu dois processos por crimes ambientais contra o fazendeiro Délio Fernandes (PRP), eleito vice-prefeito de Anapu. Ele é réu em outros seis processos e chegou a ser acusado de participar de consórcio para assassinar a missionária Dorothy Stang.

Arrasou
Terno vermelho, batom também. Estrela do encontro de prefeitos eleitos do PT, Dilma Rousseff testou no evento de ontem em Brasília não apenas o discurso, mas também o figurino para 2010. 

Suíça
Em total desacordo com a tradição petista, a ministra chegou rigorosamente no horário marcado. Os organizadores tiveram de correr para encher o auditório. 

Meca
Eleito em São Bernardo, Luiz Marinho foi assediado com "ofertas irrecusáveis". Uma lobista tentou emplacar a reforma de um parque temático na cidade do ABC. Em seguida apareceu o representante de empresa japonesa de coberturas para estádios. 

Sorry
Marinho tentou fazer de Miriam Belchior, coordenadora do PAC na Casa Civil, o principal nome de seu secretariado. Lula não topou. 

Ponte
Em pleno expediente de sexta-feira, servidores federais prestigiaram o encontro promovido pelo PT no hotel Brasília Alvorada. 

Seta
O seminário hoje do grupo petista Mensagem ao Partido, de Tarso Genro, deve ser moderado nas críticas à política econômica, ao contrário do ocorrido em recente evento da ala Construindo um Novo Brasil. Mas haverá um pedido de maior aproximação com o "bloco de esquerda" (PSB, PC do B e PDT).

Tiroteio

"Não há processo mais ilustrativo de como se planeja e executa uma fraude. Está na hora de acabar com a história de que o Maranhão se divide entre mocinhos e bandidos."

Do deputado GASTÃO VIEIRA (PMDB-MA), ligado à família Sarney, sobre o processo na Justiça Eleitoral contra o governador Jackson Lago (PDT), acusado de compra de votos.

Contraponto

Zoológico

Reunidos em sessão plenária, os ministros do Tribunal de Contas da União trocavam elogios. Augusto Sherman era cumprimentado por ter ajudado a resolver diversas pendências recentes. Os colegas, vários deles ex-deputados, sugeriam que ele seguisse carreira na política, comparando-o às "velhas raposas de Minas Gerais" -ainda que Sherman seja do Rio Grande do Norte.
Ao ouvir a conversa, Marcos Villaça, que tem perfil diferenciado entre os ministros do TCU, comentou:
-Eu não tive experiência de Congresso. Em compensação, conheço bem o serpentário da Academia Brasileira de Letras-, disse o ex-presidente da instituição.

Nenhum comentário: