sexta-feira, dezembro 12, 2008

COLUNA PAINEL

Entre sem bater


Folha de S. Paulo - 12/12/2008
 

Os militares não poderiam estar mais satisfeitos com as deliberações do Supremo sobre a reserva Raposa/Serra do Sol. Com ou sem arrozeiros ali, o fato é que "não existe mais condomínio fechado para índios", define um integrante da cúpula da Defesa. Ao endossarem o voto de Carlos Alberto Direito, os ministros enterraram as dúvidas jurídicas sobre a atuação das forças de segurança em reservas.
Foi particularmente festejada a crítica de Direito, secundada por Cezar Peluso, à Declaração da ONU sobre Povos Indígenas. No entender dos militares, o texto, aprovado no ano passado, abria caminho para a autonomia política de grupos étnicos.

Congelado
Além de Dourados (MS), a Funai tinha engatilhados pelo menos outros dois projetos de ampliação de reservas indígenas já demarcadas, em Avaí (SP) e Paraty (RJ). Com as ressalvas impostas pelo Supremo, vai ter de colocar tudo no freezer. 

Só pra contrariar
"Cadê o Benjamin?", perguntou Lula pouco antes do início da reunião com grandes empresários. Benjamin Steinbruch, da CSN, estava para chegar. "Não foi ele que falou mal dos juros?", disse o presidente a um auxiliar. "Então, coloque ele sentado bem na frente do Meirelles". A frase ilustra o mau humor de Lula com a decisão, tomada na véspera pelo BC, de não baixar a taxa Selic.

Que fase!
O dia não estava bom para Meirelles. Esqueceram de incluir seu nome na lista de participantes do encontro no Planalto, lapso depois corrigido pelo cerimonial. O bordão "com essa Selic não dá" foi repetido por vários dos empresários presentes. E a fala do presidente do BC teve "pouco brilho", na resenha de um auxiliar direto de Lula.

Dublê
Autor de projeto que cria alíquotas intermediárias para o Imposto de Renda, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) tentará relatar a MP de teor semelhante anunciada ontem pelo governo dentro de um pacote de medidas para estimular o consumo. 

Sortido
O pacote anticrise que o governo Serra anuncia hoje inclui um projeto de lei, quatro decretos e dois protocolos a serem assinados com a Abimaq e o Sindipeças. 

Geografia
Foi na CNI, em Brasília, o encontro entre Aécio Neves e o presidente da confederação, Armando Monteiro Neto, para tratar de crise e reforma tributária.

À casa torna
O PT realiza hoje seu encontro de prefeitos eleitos no hotel Blue Tree (rebatizado de Brasília Alvorada), símbolo da tesouraria de Delúbio Soares.
Quando estourou o escândalo do mensalão, em 2005, o partido prometeu nunca mais usar o local para seus eventos.

Eu não
Na contramão de relatos de correligionários, o deputado Vicentinho nega ter sondado terreno para se candidatar à presidência do PT. 

Arquibancada
O Senado colocou no ar seu "sistema VIP", que permitirá a transmissão via qualquer computador da Casa das sessões das comissões e do plenário. Na lista de 17 canais, os senadores incluíram o "Sportv". 

Bolada
Envolvido no escândalo da compra de votos para aprovar a emenda da reeleição, em 1997, o ex-deputado Chicão Brígido (PMDB-AC) está cobrando da Câmara os salários do período em que ficou esperando para tomar posse na vaga de Ronivon Santiago (PP-AC), que havia sido cassado pelo TSE. O total se aproxima de R$ 200 mil. 

Precedente
A Câmara consultou o TCU sobre o pleito. Se a indenização for concedida, poderá ser aplicada também a Major Fábio (DEM-PB), suplente do "infiel" Walter Britto (PRB-PB). Apesar de decisão da Justiça, Britto ainda não foi cassado.

Tiroteio

"Espero que o processo sucessório retorne ao seu curso normal, para evitarmos trazer a público algo que poderia manchar a imagem de nossa bancada e do próprio PSDB."


Do deputado 
PAULO RENATO, que postula a liderança da bancada a partir de 2009, contestando abaixo-assinado que o atual líder, José Aníbal, afirma ter recebido para permanecer no cargo.

Contraponto

Tinta fresca

Pouco antes da aprovação, anteontem, de 42 projetos numa única sessão da Câmara paulistana, o vereador Francisco Chagas fazia um inflamado discurso na tribuna contra a reestruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que ganharia 39 novos cargos.
-Esse projeto é o verdadeiro trem da alegria do PSDB!-, esbravejou o petista.
Até então quieto no seu canto, Tião Farias, tucano que mais se expôs ao longo da campanha eleitoral deste ano na defesa da candidatura própria, e portanto contra a aliança com Gilberto Kassab, não resistiu:
-Protesto! Esse trem é "demo"! É "demo"!

Nenhum comentário: