sexta-feira, dezembro 05, 2008

BRASÍLIA - DF

Estresse no PSDB


Correio Braziliense - 05/12/2008
 

A bancada tucana corre o risco de fechar 2008 mais dividida do que o PMDB. Tudo por causa de uma lista que começou a correr entre os deputados do partido para mudar as normas internas de forma a permitir a reeleição do líder José Aníbal (SP). O deputado Paulo Renato Souza (SP), candidato ao cargo, não gostou e, numa carta aos tucanos, apontou que o movimento tinha “a óbvia intenção” de criar um fato consumado na reunião da bancada, que terminou suspensa. Aníbal respondeu com um bilhete seco. Disse que o deputado não tinha o direito de fazer essa suposição e que o encontro iria discutir a eleição para presidente da Câmara, mas não houve por causa da “bem sucedida” ação contra a reforma tributária. Mas em nenhum momento o líder afirmou não topar a recondução, se o estatuto permitir. Se continuar nesse ritmo, vai rachar. 

***

Em tempo: por causa desse imbróglio, os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, preferiram não comparecer ao jantar de despedida dos deputados tucanos eleitos e dos prefeitos de Juiz de Fora, Custódio Mattos, e de Imperatriz (MA), Sebastião Madeira. Ironia, a festa na casa do deputado Eduardo Gomes terminou por unir Aécio, Serra e Fernando Henrique Cardoso. Os três jantaram juntos na mesma noite, só que em São Paulo.


Lula, o árbitro 

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) avisou ao chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que o partido em Minas votará em quem o presidente Lula indicar para comandar o PT Nacional. E aproveitou a conversa para jogar no colo de Lula a crise entre o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, escolhendo qual dos dois será o candidato a governador de Minas em 2010. 

Gato escaldado… 

Depois que várias agências da Nossa Caixa foram fechadas em São Paulo, os deputados do Distrito Federal querem se precaver para evitar que o Banco do Brasil faça o mesmo com o Banco Regional de Brasília (BRB), na hipótese de incorporação. O deputado Chico Leite (PT), por exemplo, quer que o BB garanta o emprego de todos os funcionários concursados do banco e também a criação de uma direção de desenvolvimento regional para o Centro-Oeste. 

Dia de Temer 

Em campanha para a Presidência da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) encerrou a manhã de ontem feliz da vida com o encontro que oficializou o apoio do PT em prol de sua candidatura. Só que o PT não é bobo. A maioria dos presentes, mais de 60, aproveitou para cobrar a parceria com o candidato do governo Lula em 2010, seja quem for. Tudo o que o PT não quer é ver o PMDB no palanque dos tucanos em daqui a um ano e meio. 

Te cuida, Raupp 

Um dia depois de bradar pela candidatura própria dentro do PMDB com um discurso hostil ao governo, o senador Renan Calheiros (AL) foi ao gabinete do líder Valdir Raupp (RO) avisar que irá concorrer ao comando da bancada. Os renanzistas calculam que a reunião de ontem rendeu 11 votos ao alagoano. 

No cafezinho...
Gustavo Moreno/Esp. CB/D.A Press
 
 

O filho é meu? 
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (foto) conversava sobre os trabalhos da Casa neste fim de ano quanto foi perguntado sobre um projeto seu que acabara de ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Esse projeto é meu? Tem certeza?”, responde Arlindo, que já nem se lembrava da proposta que dá estabilidade no emprego, por um ano, aos maridos de mulheres grávidas. Com a ajuda de assessores, Chinaglia logo lembrou: “Ah sim, esse projeto...”. O texto perambulou na Casa por quase 10 anos. 

No embalo 
Na hora dos discursos dos homenageados no jantar do PSDB, o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, chamado a falar, aproveitou para explicar o processo e a sua defesa aos deputados e senadores do partido. 

Climão 
Depois de o PMDB decidir concorrer à Presidência do Senado numa reunião tensa, foi meio baixo-astral o jantar do partido na residência oficial do Senado. Renan Calheiros (AL), meio constrangido, fez questão de se sentar ao lado do líder Valdir Raupp (RO). E, depois, ficou a maior parte do tempo tricotando com o líder do governo, Romero Jucá (RR). 

Homenagem 
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, vai ganhar um presentão, depois da série de polêmicas que pipocaram ao seu redor. Na semana que vem, será anunciado como o escolhido do ano para receber o tradicional Prêmio Franz de Castro de Direitos Humanos da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). No passado, personalidades, como, Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Dalmo Dallari e Herbert de Souza, o Betinho, e o ministro do STF Marco Aurélio Mello já receberam essa premiação.

Nenhum comentário: