domingo, novembro 30, 2008

ILIMAR FRANCO

Em pé de guerra

Panorama Político
O Globo - 30/11/2008
 

Pressionado pela bancada ruralista, o governo adiou a assinatura de uma portaria revendo os índices de produtividade que balizam a desapropriação de terras para reforma agrária. Os índices são os mesmos há 20 anos. Esse é um compromisso de campanha do presidente Lula. Também foi cancelada a reunião do Conselho Nacional de Política Agrícola, amanhã, para discutir o assunto.

Ruralistas não aceitam negociar 

Representantes da bancada ruralista recorreram ao ministro José Múcio (Relações Institucionais) e ao presidente do PMDB, Michel Temer (SP), candidato à presidência da Câmara, já que o ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) é da cota do partido. A portaria seria assinada pelos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) afirmou que os produtores estão com problemas por causa da crise internacional e não podem correr o risco de perder suas terras por causa disso. "Não quero nem saber qual seria o índice. Sei que tem sacanagem e sou contra", disse Heinze. 

Quem tem medo da produtividade?" - Guilherme Cassel, ministro do Desenvolvimento Agrário, sobre a resistência da bancada ruralista 

LUZ AMARELA. O governador José Serra disse a senadores do PSDB, na última quarta-feira, estar preocupado com o aumento do gasto público decorrente das contratações e de reajustes salariais concedidos pelo governo federal ao funcionalismo. É uma bola de neve que vai afetar o próximo governo. Acontece que os próprios tucanos votaram a favor dessas medidas no Congresso, porque não quiseram arcar com o desgaste político. 

No ataque 

No caso Petrobras, o petista Eduardo Suplicy (SP) cobrou do tucano Tasso Jereissati (CE): "Será que não seria adequado, antes do discurso em tom de gravidade, telefonar para o presidente da Petrobras para obter informações?" 

Campo minado na Câmara 

A Câmara está com uma pauta polêmica para este fim de ano. Deputados querem votar proposta de emenda constitucional que efetiva titulares de cartórios sem concurso público; outra que equipara a carreira de delegado de polícia com a de integrantes do Ministério Público, resultando em aumento salarial; e projeto que determina a inspeção veicular anual, que seria feita por empresa privada em regime de concessão.

Na defesa 

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), reagiu: "O que foi dito aqui é que a Petrobras está com graves problemas de caixa. Aqui ninguém foi irresponsável, ninguém agiu de forma imprudente. Falamos pelos brasileiros e acionistas".

O custo e o benefício 

Para obter o apoio do Congresso à transformação da Secretaria Especial da Pesca em ministério, o discurso de Altemir Gregolim, que comanda a pasta, é que o Brasil ganhará com uma política permanente para a área e com a criação de um quadro técnico especializado. Ele cita estudo da FAO segundo o qual o setor pesqueiro no Brasil poderá atrair US$160 bilhões em investimentos na cadeia produtiva. A oposição resiste, criticando o aumento do número de ministérios. 

O PROJETO do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) é disputar o Senado em 2010, apoiado pelo PSDB. Avalia que seria difícil para ele se eleger governador. 

REAPROXIMAÇÃO. O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) esteve quarta-feira no gabinete de sua antecessora, a senadora Marina Silva (AC). As críticas mútuas tinham azedado a relação. 

OS ÍNDIOS protestam contra o governo de Roraima, por causa de concurso para contratação de professores. Querem que índios dêem aulas para assegurar educação bilíngüe.

Nenhum comentário: