sexta-feira, novembro 21, 2008

ILIMAR FRANCO

Estremecidos

 Panorama Político
O Globo - 21/11/2008
 

O presidente Lula está com o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), atravessado na garganta. Não perdoa o aliado por não lhe ter dito, em almoço no Itamaraty, anteontem, que pretendia devolver a MP 446. Conversaram. Garibaldi contou apenas que tinha chegado atrasado porque estivera reunido com o ministro Patrus Ananias. "Não falei mesmo. O presidente também nunca me chamou para debater as MPs", diz Garibaldi. 

Uma saída para o governo 

Já existe um projeto, na Comissão de Educação da Câmara, que trata da MP da filantropia. O relator, Gastão Vieira (PMDB-MA), já apresentou parecer. O relatório diz que os certificados de filantropia que expirarem no prazo de 12 meses, após a edição da lei, ficam prorrogados por igual período, desde que a entidade cumpra os requisitos exigidos. Isso exclui as sob investigação, que dependeriam de análise dos ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. 

Já avisei ao Patrus para tirar aquelas instituições da Medida Provisória e mandar seu dirigentes lá no Senado atrás dos senadores" - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, sobre a polêmica MP 446 

GENERAL DA BANDA. Em sua passagem por Brasília, nessa semana, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso orientou deputados e senadores do PSDB a votar a favor do projeto de lei que concede incentivos fiscais para a repatriação de recursos não declarados. Fez apenas uma ressalva, de que o projeto não dê o mesmo tratamento para dinheiro de origem ilícita. A proposta é de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS). 

Valentia seletiva 

A CUT está criticando o ministro Tarso Genro (Justiça) por defender "mudanças na legislação trabalhista". Esta entidade costuma silenciar quando o presidente Lula diz que é necessário mudar a CLT para se adaptar aos novos tempos.

Silêncio eloqüente 

Ao contrário da compra do Besc pelo Banco do Brasil, senadores tucanos e democratas engoliram as críticas diante do anúncio da venda da Nossa Caixa. O governo paulista não fez licitação. Com o governador José Serra ninguém brinca. 

Cenas da partida Brasil 6 x Portugal 2 

1. Pelé, na tribuna de honra, acompanhou a maior parte do jogo por uma das TVs de plasma instaladas no local; 2. O executivo da CBF para a Copa 2014, Mário Rosa, cochichou no ouvido do presidente do STF, Gilmar Mendes: "O delegado Protógenes quer ser o mártir do Brasil"; 3. O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, sentou-se próximo do ex-ministro José Dirceu, a quem denunciou como "chefe da organização criminosa" do mensalão. "Não tenho nada contra ele", disse; 4. Perguntado se faltava palmeirense na seleção, José Serra respondeu: "Tá faltando palmeirense, corintiano, santista..." Mais presidenciável, impossível; 5.Em noite só sorrisos, o governador José Roberto Arruda ficou desapontado com a ausência do presidente Lula e do ministro do Esporte, Orlando Silva. "Ele me pediu cem ingressos e eu mandei", contou Arruda, referindo-se a Orlando; 6. Sobre a ausência do governador Sérgio Cabral e do prefeito eleito Eduardo Paes, Arruda tinha a resposta na ponta da língua: "Eles estão no exterior". 

PARA APOIAR a ação do Ministério Público e do juiz Fausto De Sanctis, Chico Alencar (PSOL-RJ) começou a coletar assinaturas em memorial que será entregue ao Conselho Nacional de Justiça. 

CANDIDATO à presidência da Câmara, Osmar Serraglio (PMDB-PR) enviou carta dizendo que Michel Temer (SP), "não agregou" e cita as candidaturas de Milton Monti (PR-SP), Ciro Nogueira (PP-PI). 

INSTALADA pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), comissão especial para analisar o projeto que cria o Ministério da Pesca.

Nenhum comentário: