quarta-feira, novembro 19, 2008

ILIMAR FRANCO

A CPI do terror

 Panorama Político
O Globo - 19/11/2008
 

Nos últimos meses, a CPI dos Grampos criou pânico ao informar que existiam 400 mil escutas telefônicas legais. Um estado policial tinha se instalado no país. Os integrantes da CPI fomentaram o alarmismo, mesmo sabendo que os dados das empresas de telefonia estavam inflados. Agora, o Conselho Nacional da Justiça diz que as escutas legais são 12 mil. Este tipo de inconsistência fragiliza as CPIs como instrumento de fiscalização.

O tempo fechou 

O ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) se retirou ontem de reunião com ambientalistas e ruralistas depois de discutir com o líder do PV, deputado Sarney Filho (MA). Stephanes estava irritado com o impasse na discussão sobre mudanças no código florestal. Sarney Filho ironizou: "Estou achando que o senhor, tanto tempo fora do Congresso, está perdendo o jeito. Negociação é assim mesmo". Stephanes ficou possesso e reagiu encerrando a reunião. Mas antes respondeu ao líder do PV, afirmando: "Eu conheço os problemas do campo, fui deputado seis vezes e presidente de quatro comissões. Eu me fiz sozinho". 

Somos complacentes com o poder presidencial" - Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente, sobre a falta de reação do Congresso ao excesso de medidas provisórias 

RASGANDO SEDA. O presidente da CNI, deputado Armando Monteiro (PTB-PE), diz que o papel do ministro Guido Mantega (Fazenda) ainda vai ser reconhecido. E explicou por quê: 1. "Assumiu a reforma tributária"; 2. "Retirou o protagonismo da Receita no debate"; 3. "Tem disposição de dialogar"; 4. "É responsável por 80% do repertório de medidas contra a crise"; e, 5. "Há uma espécie de glamourização do Henrique Meirelles". 

Termômetro 

A manutenção de animais silvestres exóticos em circos foi rejeitada por 82% internautas que responderam enquete da Comissão de Educação da Câmara. Votaram 235.434, e o resultado vai orientar a votação do projeto sobre o assunto.

Rompimento 

O prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, e o deputado federal Chico D"Angelo deixaram a Mensagem ao Partido. Os petistas têm um rosário de queixas contra a tendência. Dizem que não tiveram apoio nas eleições do Rio e de Niterói. 

Governo quer que Serra mostre a face 

Apesar da resistência dos governadores, o governo federal vai continuar agindo para votar a reforma tributária no Congresso. O alvo dessa atitude são os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). O governo quer que os tucanos assumam que são contrários à reforma. Um ministro comentou que é preciso desmascarar o discurso dos que se dizem a fazer da reforma, mas depois não querem votar. 

Na mira do Palácio do Planalto 

O presidente Lula voltou a dizer, esta semana, em conversas reservadas, que vai bater chapa no Congresso para preencher a próxima vaga no TCU. Um de seus assessores reafirmou que Lula considera o tribunal um bunker do ex-PFL. Os governistas ainda não têm candidato, mas dizem que acabou a época em que a oposição fazia o que queria na Câmara e no Senado. O candidato do DEM é o ex-senador José Jorge (PE), que preside a Companhia de Energia de Brasília. 

O SENADOR Paulo Paim (PT-RS) mudou de tática. Ontem, passou a noite em vigília no Senado em defesa de seus projetos a favor dos aposentados. Quando era deputado ele fazia greve de fome. 

ESTÁ PEGANDO mal a Câmara manter o mandato do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB) depois de a Justiça Eleitoral ter determinado sua perda. 

CANDIDATO à presidência da Câmara, o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) está estimulando outras candidaturas para forçar um segundo turno contra Michel Temer (PMDB-SP).

Nenhum comentário: