sábado, novembro 29, 2008

ANCELMO DE GOIS

Filme antigo


O Globo - 29/11/2008
 

Todo ano, como diria Lula, é a mesma marola. A votação do Orçamento 2009 foi marcada pela comissão que trata do tema para 22 de dezembro, quase véspera de Natal. 

O texto, que define quanto de dinheiro vai para cada área do governo, tem de ser votado por deputados e senadores e antes que o Congresso entre em recesso. 

Só que... 

Já tem gente falando em antecipar a votação por causa das festas de fim de ano. 

Mas, como já aconteceu algumas vezes no passado, pode ocorrer de adentrar 2009 sem Orçamento definido.

Ingrid no Brasil 

Ingrid Betancourt, a ex-senadora colombiana ex-refém das Farc, desembarca no Rio segunda de um vôo de Paris.

Sob total sigilo, cercada de segurança, acompanhada de um diplomata francês e sem divulgar agenda.

Voando 

Para quem acha Sérgio Cabral brabo (não são muitos). 

Na briga para impedir que o Santos Dumont esvazie o Galeão, o governador, mesmo contrário à idéia, ouviu a presidente da Anac, Solange Vieira, até o fim. 

Já... 

O governador Aécio Neves, que vive o mesmo dilema entre os aeroportos da Pampulha e de Confins, não deixou Solange falar e encerrou a reunião. 

Carta aos passageiros 

Aeronautas (a turma que trabalha no ar) e aeroviários (o pessoal de terra) começam a distribuir segunda nos aeroportos o documento "Carta aos passageiros", em que criticam os patrões e anunciam seu "estado de greve". 

- Para aumentar as tarifas, a velocidade é de jato. Para aumentar os salários, é de teco-teco - protestam no texto.

Pegou mal 

A turma do cinema ficou passada, ontem, em Búzios, ao perceber que não havia ninguém da Ancine na feira de negócios Show Búzios Festival, onde se decidiram investimentos e a distribuição dos filmes com lançamento previsto para 2009. 

Estavam presentes 95% do PIB nacional da produção cinematográfica. E até Liliana Mazure, presidente da Incaa, a Ancine da Argentina, apareceu para fechar negócios e parcerias.

Ponto Final

A direção da Petrobras, que até outro dia fazia a maior farra com dinheiro, parece até a cigarra daquela fábula atribuída a Esopo e recontada por Jean de La Fontaine. É que, na época da abundância, a estatal não guardou reserva para uma hora destas.

Nenhum comentário: