terça-feira, setembro 09, 2008

Informe JB

Galeão: concessão só daqui a um ano
Leandro Mazzini

A concessão do Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão, pode demorar mais de um ano para sair. Quem acompanha o assunto diz que a euforia decolou tão rápido que esqueceram de fazer o plano de vôo. Aos fatos: o BNDES só teve o aval para esses estudos técnicos junto à Anac há duas semanas. É um processo que pode durar seis meses. Mesmo com a Lei de Concessões em vigor, é certo que apontarão para mudanças normativas, principalmente no marco regulatório, conjunto de leis que só o Congresso pode mexer, a fim de fixar regras claras para os investidores. Depois, o edital de licitação abre prazo de três meses para interessados. E, se não houver entrave jurídico para o vencedor, acredita-se que em pouco mais de um ano o Galeão saia das mãos da Infraero.

Lulatur
O presidente Lula sanciona dia 17 a Lei Geral do Turismo. Quer fazer um barulho que pode ajudar a ex-ministra Marta Suplicy na campanha em São Paulo.

Nas alturas
O setor de entretenimento cresce muito, mostram dados que Lula tem às mãos. Por exemplo, 92 empresas geraram 90 mil postos de trabalho em 2007. A lei também vai abrir caminho para financiamento para o setor, via o Fungetur.

Pausa
Marta Suplicy, que teve a Lei do Turismo como principal bandeira de sua gestão, deve dar uma pausa na campanha paulistana e desembarcar no Planalto para o evento.

Pausa 2
Ex-ministro que deu pontapé no programa, Walfrido dos Mares Guia, que cuida de suas empresas, também deve aparecer. Será citado na apresentação.

Menino do Rio
Nunca na História desse país, desde a fundação de Brasília, um presidente passou tanto tempo no Rio. Lula pernoita no Palácio Rio Negro, em Petrópolis, de sábado para domingo.

Vida de pelego
É pouco? Domingo ele curte a cidade imperial. E na segunda pega um helicóptero para Resende, onde inaugura o centro de logística da Volkswagen Caminhões e Ônibus, ao lado do presidente mundial da montadora.

Problema em casa
O PFL – ala veterana do DEM – não anda satisfeito com o namoro do prefeito do Rio, Cesar Maia, com Marcelo Crivella na disputa municipal. O partido teme desgaste para explicar uma eventual chapa PRB-DEM num segundo turno.

Militares & civis
De um membro do Planalto, no 7 de Setembro, brincando com a confusão de Mangabeira Unger para colocar a faixa da Ordem do Mérito da Defesa: "O presidente quer todo mundo com faixas e medalhas ano que vem".

Velho amigo...
Lula foi apresentar a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, e ela logo o interrompeu: "O Fortes? Já conheço muito".

...de batalha
Fortes comandou comissão que acompanhou negócios bilaterais do país quando Cristina ainda era a primeira-dama.

Eu, não!
Justiça seja feita, Marcelo Crivella nunca chamou Lula de diabo barbudo, conforme nota aqui deu a entender. Mas pastores da Universal, igreja da qual ele é licenciado, já chamaram anos atrás.

Coleguinha
O senador Marco Maciel, presidente da CCJ, assinou documento que a Fenaj levará ao Supremo na luta pela exigência do diploma para jornalistas.

Nenhum comentário: